Praça dos Cristais, no Setor Militar, recebe iluminação LED – Agência Brasília

0


Uma das praças mais bonitas e conservadas do Distrito Federal, a Praça dos Cristais, localizada em frente ao Quartel General do Exército, no Setor Militar Urbano (SMU), teve um aumento considerável no número de visitantes. Isso porque o local virou um ponto de vacinação noturno, que funciona na modalidade drive-thru. Com o objetivo de gerar mais segurança para quem opta pela imunização à noite, a CEB Iluminação Pública (CEB Ipes) iniciou a troca de todas as luminárias convencionais por modelos de LED na praça e nas avenidas adjacentes.

As luminárias de LED gastam 40% menos energia, precisam de menos manutenção e duram mais tempo | Foto: Gilberto Alves/CEB Ipes

O projeto consiste na eficientização de 233 luminárias pelo valor de R$ 212 mil e está sendo executado com recursos da CIP – Contribuição de Iluminação Pública. O presidente da CEB, Edison Garcia, reforça a importância da iluminação pública para a segurança da população. “Os postos de vacinação costumam ter filas e as pessoas precisam se sentir seguras para esperar a sua vez. Pensando nisso, a CEB desenvolveu o projeto e começou a executar a substituição da iluminação antiga por uma mais potente e eficaz”, disse o presidente.

“A contribuição da CEB está sendo fundamental para este projeto, sendo que a nova iluminação de LED, na Avenida do Exército e na Praça dos Cristais, compõe um ambiente de muito maior percepção de segurança e claridade”Rui Yutaka Matsuda, general de Divisão e Comandante Militar do Planalto

Para o general de Divisão e Comandante Militar do Planalto, Rui Yutaka Matsuda, um dos projetos prioritários do Exército para o Setor Militar Urbano é transformar a área num espaço para que a população possa desfrutar da segurança, limpeza e organização. “A contribuição da CEB está sendo fundamental para este projeto, sendo que a nova iluminação de LED, na Avenida do Exército e na Praça dos Cristais, compõe um ambiente de muito maior percepção de segurança e claridade”, disse Matsuda.

A administradora do Plano Piloto, Ilka Teodoro, afirma que a nova iluminação traz muitos benefícios. “Toda a população ganha com esse investimento. Mais segurança, acessibilidade e visibilidade”, disse. Além disso, a conta de energia da região administrativa com o LED reduz em até 40% do valor, necessita de menos manutenção e a lâmpada dura mais tempo.

“Com a nova iluminação, a praça terá ainda mais segurança”, diz Ana Eduardo Bezerra, 22 anos | Foto: Gilberto Alves/CEB Ipes

Frequentadora da Praça dos Cristais, a técnica da área da saúde, Ana Eduardo Bezerra, de 22 anos, afirma que o local ficou ainda melhor. “Essa é uma praça segura, por ser localizada em frente ao Quartel do Exército. Mas quando está escuro fica difícil para os soldados e as pessoas se identificarem. Com a nova iluminação, a praça terá ainda mais segurança”, disse.

As equipes da CEB já concluíram a troca das luminárias da Praça dos Cristais e vão iniciar a eficientização das ruas adjacentes.

Novos canais de atendimento da CEB

A CEB Ipes lançou novos canais de atendimento para a população. Para solicitar manutenção em pontos de iluminação pública no Distrito Federal, o chamado deve ser aberto por meio do call center 155, pelo aplicativo Ilumina DF ou no site www.brasilia.cidadeiluminada.com.br

Vacinação na Praça dos Cristais
O posto de vacinação na Praça dos Cristais funciona das 18h às 22h, de segunda a sexta-feira.

*Com informações da CEB Ipes



Source link