Profissionais de Comunicação serão reconhecidos por suas produções no Prêmio Magno Cruz

0


A comunicação é um direito humano fundamental expresso na liberdade de opinião e expressão, na transmissão e acesso a informações, por qualquer meio e independente de fronteiras. Esse ano, na 3º edição do Prêmio Magno Cruz, a Comunicação e os Direitos Humanos aparecem juntos em uma nova categoria, criada para reconhecer e valorizar o trabalho de profissionais que atuam na promoção e na defesa dos Direitos Humanos.

O Prêmio Magno Cruz de Direitos Humanos é uma iniciativa do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), que tem como objetivo reconhecer e multiplicar as ações de promoção e defesa dos Direitos Humanos e ainda contribuir com o fortalecimento dos agentes e instituições que atuam na área.

“Além de reconhecer as boas práticas, o Prêmio Magno Cruz visa incentivar novas práticas para que mais e mais pessoas se envolvam em ações de proteção e promoção dos direitos humanos. Por isso, este ano, estamos trazendo novas categorias, e uma das que merece destaque é a de Comunicação e Direitos Humanos, pela relevância da comunicação como direito humano, da liberdade de imprensa num contexto de ataques à democracia, e, sobretudo, pelo direito à informação”, afirmou o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves.

Pela primeira vez, a categoria Comunicação e Direitos Humanos premiará conteúdos jornalísticos, divulgados em meio impresso, digital e audiovisual, produzidos por profissionais da comunicação com foco no debate a na reflexão de temas relacionados a Direitos Humanos no Maranhão. Podem participar profissionais de todo o estado, que devem preencher formulário anexo ao edital e apresentar as peças que comprovam a produção do conteúdo jornalístico.

Pela categoria serão três premiados, um de meio impresso, outro de digital e outro de audiovisual; cada um com o valor de 10 mil reais. De acordo com o coordenador de Educação em Direitos Humanos, da Sedihpop, Ricardo Alvarenga, a ideia é reconhecer e valorizar os profissionais que atuam de forma responsável, ainda mais nesse momento em que tanta desinformação e fake news circulam, principalmente nos meios digitais. “A categoria Comunicação e Direitos Humanos foi criada justamente para reconhecer o importante trabalho dos profissionais de comunicação. Dentro de um contexto de desinformação que a sociedade brasileira vive, nós entendemos que é importante valorizar a informação de qualidade, o conteúdo jornalístico produzido com responsabilidade e ainda mais quando se trata da pauta de Direitos Humanos. A comunicação coerente, adequada, correta, ela ajuda a desmistificar a ideia errônea que se tem de direitos humanos.”, explicou.

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 2 de outubro, de forma presencial no protocolo da Sedihpop, no endereço Av. Jerônimo de Albuquerque, S/N, 2º Andar, Bloco A, Edifício Clodomir Milet, Calhau- São -Luís/MA – CEP: 65074-220, de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h; ou pelo e-mail [email protected] com o assunto “Prêmio Magno Cruz 2021 – Nome do proponente”.

Todas as informações estão disponíveis no edital https://sedihpop.ma.gov.br/consulta-publica/edital-magno-cruz-2021/.

Mais novidades

Outra categoria que será premiada pela primeira vez no Prêmio Magno Cruz é a de Juventude e Ativismo Digital, que é dividida em duas subcategorias: Jovem Defensor de Direitos Humanos e Campanhas de Ativismo Digital.

Para participar da subcategoria Defensor de Direitos Humanos é necessário produzir um vídeo de até 2 minutos, respondendo de forma criativa e inovadora a pergunta “Por que sou defensor de Direitos Humanos?”. Podem participar jovens de 15 a 29 anos, que residem no Maranhão.

Serão selecionados cinco vídeos e cada um receberá o prêmio de 7 mil reais. Já para a de Campanhas de Ativismo Digital serão premiadas campanhas realizadas por coletivos e movimentos sociais nas redes sociais digitais Facebook e/ou Instagram com foco na defesa dos Direitos Humanos no contexto da pandemia no Maranhão.

Nesta categoria serão selecionadas três campanhas: o 1º lugar receberá o prêmio no valor de 15 mil reais; o segundo no valor de 10 mil; e o terceiro, de 5 mil reais. Para mais informações, acesse o edital na aba Edital e, em seguida, Chamada Pública, no site www.sedihpop.ma.gov.br.

>





Source link