Íris realiza Data Gov Day 2021 e lança livro digital “A Era dos Dados para o Setor Público”

0


Amélia Gomes – Ascom Íris

O Data Gov Day 2021 aconteceu nesta quarta-feira (22), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Íris. Em sua 2ª edição, teve palestra, exemplos, trocas de experiências sobre o uso de dados no setor público e lançamento do livro digital “A Era dos Dados para o Setor Público: uma nova cultura organizacional analítica”. O evento foi realizado pelo Íris | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará com o Programa Cientista Chefe, em parceria com a AWS Institute e o Social Good Brasil.

Como parte da programação, aconteceu a apresentação dos projetos “Big Data Social”, com Marianna Gonçalves, gerente de produto do Íris; “Rede Neural de detecção de sintomas na Saúde”, com a professora Ticiana Linhares, cientista de dados do Íris; e, ainda, palestra sobre “Transparência e Dados Abertos”, com Fernanda Campagnucci, diretora executiva na Open Knowledge Brasil.

Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris ressalta que “é gente o aspecto mais humano de tudo o que foi abordado no Data Gov Day 2021. Debatemos sobre colocar as pessoas no centro dos processos e tomar decisões com base em evidências e nas reais necessidades da população. Também falamos sobre a importância de uma cultura de dados abertos para aproximar o cidadão do governo e resgatar a sua confiança nas estruturas governamentais”.

A Era dos Dados para o Setor Público: uma nova cultura organizacional analítica

O livro digital “A Era dos Dados para o setor público: uma nova cultura organizacional analítica” traz, de forma introdutória, o tema da alfabetização em dados, motivando gestores públicos a incorporarem mudanças no campo analítico, nos contextos tecnológico e humano. O livro é gratuito e pode ser baixado no site: irislab.ce.gov.br/a-era-dos-dados

O líder do setor público da América do Sul na Amazon Web Services (AWS), Paulo Cunha (PaCu), que participou do painel de lançamento da publicação, destacou em sua fala a importância de fazer o dado trabalhar. “Como é que você faz um dado trabalhar? De duas formas distintas. Ao olhar para trás e ver o que deu certo e o que deu errado e, assim, o dado te contar uma história. E aí você entra para a área do diagnóstico de algum problema. A segunda parte, muito clara, é a de previsibilidade”, ressalta PaCu ao comentar que esses estão entre aspectos citados na publicação.

Além de Paulo, estiveram no painel de lançamento do livro digital, a professora doutora Ana Carla Bliacheriene, da Universidade de São Paulo (USP); o vice-prefeito de Fortaleza e superintendente do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), Élcio Batista; e o professor José Antônio Macêdo, cientista-chefe de Dados da Transformação Digital do Governo do Ceará e um dos autores da publicação.

Élcio ressalta, durante sua fala, que a liderança é fundamental no processo de uso de dados para tomada de decisão. “A gente precisa de alguém que leve à frente o processo, a gente precisa de alguém que estimule a esperança e a crença das pessoas”.

José Borbolla e Carol Andrade, autores da publicação, também participaram do evento, debatendo sobre “Solucionismo Tecnológico e perspectivas futuras” e “Alfabetização em Dados na gestão pública e a mudança de cultura”, temas abordados no livro digital.

Acesse o Data Gov Day 2021
Manhã
Tarde

Acesse aqui o livro digital “A Era dos Dados para o Setor Público”





Source link