UEMA participa de lançamento do Curso Pré-Vestibular Quilombola da cidade de Bequimão

0


Professora Marivânia Furtado fala sobre o novo Curso de Graduação da UEMA. (Foto: Divulgação)

A coordenadora do Curso de Licenciatura Intercultural para Educação Básica Indígena e professora do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Maranhão, Marivânia Furtado, representou a IES no lançamento do Curso Pré-Vestibular Quilombola da cidade de Bequimão, ocorrido no dia 18 de setembro.

O Pré-Vestibular é promovido pela Prefeitura de Bequimão, atendendo à demanda feita pelo Movimento Quilombola de Bequimão. Esse curso objetiva preparar os candidatos interessados em ingressar no novo Curso de Licenciatura em Educação Quilombola da UEMA e é destinado aos estudantes das comunidades remanescentes de quilombos.

O Curso de Graduação Licenciatura Intercultural Quilombola é uma proposta pioneira, sendo o primeiro curso de graduação exclusivo para quilombolas no Brasil.

De acordo com a professora Marivânia Furtado, a ideia é que seja criado ainda este ano o Programa de Formação de Professores para Diversidade Étnica (PROETNOS/UEMA), composto por mais três cursos de licenciatura direcionados aos povos indígenas nas áreas de Ciências Humanas, Ciências da Linguagem e Ciências da Natureza.

Os polos que podem ser atendidos com os novos cursos são das cidades de Barra do Corda, Grajaú e Santa Inês. Todo o processo seletivo e a estrutura dos cursos estão sendo pensados para atender as especificidades dos públicos aos quais são destinados.

Além da professora Marivânia, estiveram presentes integrantes do Grupo de Estudos Pesquisa e Extensão em Lutas Sociais, Igualdade e Diversidade (LIDA/UEMA).

Sobre o Curso Pré-Vestibular

As aulas de redação, disciplina pré-requisito para ingresso na graduação do Campus São Bento, vão acontecer todos os sábados pela manhã na Escola Domingos Bouéres e quatro professores de Língua Portuguesa irão ministrar as aulas. Mais de 100 jovens e adultos se inscreveram e quatro turmas com capacidade para até trinta alunos interessados em prestar o vestibular foram montadas.

>





Source link