Mais uma ciclovia leva qualidade de vida a moradores do Itapoã

0


“A ciclovia vai ser um importante espaço para as pessoas fazerem suas atividades físicas, como andar de bicicleta e até caminhar”Marcos Cotrim, administrador do Itapoã

Uma ciclovia de 1,8 km de extensão será inaugurada, em breve, no Itapoã, com espaço para ciclistas e pessoas que se deslocam a cavalo. A obra, localizada nas proximidades do condomínio Del Lago II, está quase pronta. Tocada com recursos próprios da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) – cerca de R$ 1,3 milhão em investimentos –, a pista aumenta a mobilidade dos moradores da região.

A ciclovia está próxima à garagem da Viação Pioneira, em um trecho que chega até o balão de acesso ao Itapoã. O local é próximo também à Rota do Cavalo, na DF-440, itinerário que faz parte do turismo rural na região. “Teremos ainda as pessoas andando a cavalo, que é uma atividade bem característica da nossa região”, destaca o administrador do Itapoã, Marcus Cotrim.

Com a obra quase toda concluída, próxima etapa é a de sinalização, com pintura de faixas e instalação de placas| Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Construída em menos de 60 dias, a obra está na fase final. Faltam ainda a colocação de 800 peças que vão compor o meio-fio. Concluída essa etapa, será feita a sinalização, com a pintura de faixas e instalação de placas.

A ciclovia compartilhada será um local bastante procurado pela população local, destaca Marcus Cotrim: “Nossa cidade ainda conta com poucas alternativas de lazer, então a ciclovia vai ser um importante espaço para as pessoas fazerem suas atividades físicas, como andar de bicicleta e até caminhar”.

Rotina saudável

O agente de portaria José Carlos Ribeiro, 55 anos, está entusiasmado com a nova ciclovia. Há pouco mais de um ano, depois de fazer exames médicos de rotina onde ficou constatado que o nível alto de triglicerídeos, ele foi aconselhado a mudar a alimentação e a fazer exercícios físicos.

Atualmente com 14 kg a menos e muita disposição a mais, José Carlos já incorporou as atividades físicas à sua rotina. Morador da Quadra 202 do Itapoã, o trabalhador é só alegria com a ciclovia pertinho de casa. “Excelente, uma maravilha, nota 10 para o governo!”, comemora. “Comecei a fazer os exercícios por necessidade e não parei mais. Levo uns dez minutos para chegar até a ciclovia e, com a volta, são uns 40 minutos de caminhada e corrida”.

O líder comunitário Ricardo André Pereira, 39 anos, enfatiza que a construção de ciclovias ajuda a melhorar o desenvolvimento das cidades. “Aqui no Itapoã já temos uma ciclovia que fica fora do perímetro urbano, mas, como a cidade é pequena, essas ciclovias vão trazendo mais qualidade em torno da cidade”, aponta. “Como a feira, fórum e rodoviária são próximos, parece que tudo vai ficando interligado”.

Galeria de Fotos

Mais uma ciclovia leva qualidade de vida ao Itapoã





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here