Parceria: Prefeitura leva acadêmicos de medicina da Unifap para ação de atendimento médico para região da Pedreira

0


De 20 a 25 de setebro, a equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e acadêmicos de medicina da Universidade Federal do Amapá (Unifap), por meio do projeto Internato Rural Indígena, realizaram atendimentos de saúde voltados às comunidades da região da Pedreira.

Para secretária Municipal de Saúde, Karlene Lamberg, a ação representa o compromisso do município em colaborar e aproximar os estudantes do sistema de saúde, estreitando ainda o laço com esses futuros profissionais. “É gratificante fazer parte desse projeto, permitir que esses acadêmicos tenham o primeiro contato com a população, além de levar atendimento para localidades mais distantes da capital”, disse.

Ao todo, 36 pessoas fizeram parte da equipe; sendo 34 acadêmicos e 2 professores, que juntos alcançaram 216 pacientes atendidos na comunidade. O projeto é uma parceria entre a prefeitura e Unifap, com estudantes pertencentes do curso de medicina. As localidades atendidas foram Ambé, Santo Antônio da Pedreira, Lontra da Pedreira, Abacate da Pedreira e Ressaca da Pedreira.

Os atendimentos abrangem a área de atenção básica, envolvendo serviços de saúde voltados à hipertensão e diabetes, planejamento familiar, realização de pré-natal, diagnóstico e tratamento da hanseníase, tuberculose, dengue e malária, além de consultas e orientações antitabagistas, promoção do envelhecimento ativo, diagnosticar e tratar doenças diarreicas da infância e pneumonias comunitárias infantis.

Internato Rural Indígena
O internato rural indígena é a última disciplina da graduação em medicina e é direcionada aos acadêmicos do curso com o objetivo de proporcionar e oportunizar os alunos o primeiro contato com a profissão, levando serviços de assistência médica para comunidades fora da zona central e urbana dos municípios.

A organização da ação foi desenvolvida por profissionais da saúde municipal e docentes da Universidade Federal do Amapá. A equipe é composta por Claudia Dias Sabino , coordenadora das UBS (CaUBS); Hannah Tayna Navegante Picanço Souza, diretora das UBSs da região da Pedreira; Amanda Carolyne Josaphat e Silva, fisioterapeuta; a médica Rosilene, professora da Unifap; e o médico Alceu, professor da Unifap.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here