Segunda fase da ampliação do sistema de abastecimento em Telêmaco Borba inicia em outubro

0


A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) investe, de forma ininterrupta, na ampliação do Sistema de Abastecimento de Água em Telêmaco Borba, nos Campos Gerais. A primeira etapa, que teve início em 2019, deve ser concluída no primeiro trimestre de 2022, com a implantação do novo reservatório de quase 1 milhão de litros de água, a ampliação da capacidade da Estação de Tratamento de Água Tibagi para 320 litros por segundo e a implantação de 17 quilômetros de rede de distribuição.

Também reforçam o abastecimento mais 12 novas estações elevatórias de água tratada e 71 válvulas de pressão distribuídas em toda a cidade.

“A segunda fase das obras já inicia em outubro. Esse investimento vai garantir o abastecimento da população de Telêmaco Borba de forma contínua, com aumento da produção, incremento da reservação e melhoria na distribuição, gerando equilíbrio no sistema. Vai aprimorar a disponibilidade de água na cidade de forma geral”, destaca o gerente da Sanepar na região, Rafael Polak. O investimento total nas duas fases da obra é de R$ 45 milhões.

As obras que iniciam no próximo mês complementam o projeto de expansão do sistema de abastecimento e distribuição de água para toda a população. Serão executadas mais cinco estações elevatórias de água, 11 quilômetros de redes de distribuição e 700 metros de rede adutora de água bruta, mais melhorias e adequações na Estação de Tratamento, e mais dois reservatórios, com capacidade de 1 milhão e 3 milhões de litros, além das interligações, instalações elétricas e demais equipamentos necessários.

A previsão de conclusão da segunda etapa das obras é para o segundo trimestre de 2023. “A produção de água vai aumentar em 60% e a reservação será ampliada em 150%. A primeira e a segunda etapas atenderão perfeitamente as demandas de consumo e o crescimento da cidade, no mínimo, pelos próximos 20 anos. É um benefício enorme para a população, para o município”, diz o gerente.

INTERVENÇÕES NO SISTEMA – Para a conclusão da primeira fase das obras e também na continuidade com a segunda etapa, a Sanepar precisará fazer dezenas de intervenções no sistema de abastecimento ao longo dos próximos meses, de maior ou menor porte, e que podem afetar o fornecimento de água.

O gerente Rafael Polak enfatiza que para ampliar o sistema em vários momentos será necessário interromper o fornecimento de água à população. Em muitos casos não é possível mexer na rede sem paralisar a distribuição. “Nessas situações, a Companhia conta com a compreensão e a colaboração dos clientes, principalmente quanto ao uso econômico da água, para evitar desperdícios e permitir que o sistema normalize o quanto antes possível”, afirma.

A próxima interligação programada está prevista para este domingo (03), das 10h15 às 14h15. Sempre que houver interrupção no fornecimento de água para obras, melhorias e interligações os serviços serão avisados à população com, no mínimo, 72 horas de antecedência, neste SITE.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here