‘Agora abordaremos melhor essa cultura nas salas de aula’, diz diretor em entrega da Cartilha do Marabaixo no Bailique

0


“Agora com a Cartilha do Marabaixo abordaremos melhor essa cultura nas salas de aula. Ela irá ajudar no aprendizado das crianças que não tem tanto contato com o Marabaixo”, disse o diretor da escola municipal Canal do Guimarães, Josenildo de Souza Monteiro, durante a entrega do instrumento didático no último fim de semana, para as escolas municipais localizadas no distrito do Bailique.

A cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ foi produzida pelo Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Improir) e retrata a cultura afromacapaense.

O instrumento didático foi entregue às sete escolas municipais do Bailique: Vila Progresso, Maranata, Rosa de Saron, Canal do Guimaraes, Claudete Mota, Freguesia e Jaranduba do Bailique, através de um diretor e agente distrital.

De acordo com a diretora-presidente do Improir, Maria Carolina Monteiro, as entregas nas escolas rurais e nos distritos contribuem para efetivação da lei 10.639 de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, com a inclusão do ensino de História e Cultura Afro-brasileira.

‘’A cartilha deseja fortalecer a educação básica, evidenciando a cultura macapaense. Ela conta a história do Ciclo do Marabaixo, uma tradição marcada pela resistência e religiosidade, sendo um resgate às nossas raízes. A inclusão do material no planejamento pedagógico dos professores só tem a beneficiar a difusão de conhecimento. Por isso, nesta fase, estamos indo aos distritos de Macapá, para que todas as escolas municipais sejam beneficiadas’’, destaca.

Cartilha nos distritos
Além do Bailique, a cartilha que narra a história do Ciclo do Marabaixo foi entregue na primeira quinzena de setembro no Distrito do Pacuí, nas escolas municipais Sebastião Rocha e Aurino Ramos Cordeiro.

Cartilha
A cartilha ‘Ecoando Marabaixo na Ciranda dos Saberes’ foi produzida em conjunto com os grupos marabaixeiros, que promovem anualmente o Ciclo do Marabaixo, um importante momento que celebra a manifestação em louvor à Santíssima Trindade e ao Divino Espírito Santo. O material didático também é composto por um CD com narração para garantir acessibilidade de pessoas com deficiência e um DVD com documentário especial com os grupos marabaixeiros.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here