Governo do Estado vai construir sistema de abastecimento de água em Viana

0


Secretário Márcio Jerry assina contrato para construção de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em Viana (Foto: Divulgação)
Secretário Márcio Jerry assina contrato para construção de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água em Viana (Foto: Divulgação)

Na segunda-feira (27), o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano, Márcio Jerry, assinou contrato para construção de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA) em Viana, município situado na Região dos Lagos, na Baixada Maranhense. A obra tem como objetivo fornecer água de qualidade para consumo e produção das famílias da região.

Márcio Jerry afirmou que água é imprescindível para a sobrevivência das pessoas. “É uma ação de impacto social e econômico que trará grandes benefícios para a população. O novo sistema terá maior vazão, alcançará milhares de famílias da região e realizará um sonho antigo dos vianenses que é ter agua encanada em casa”.

Com recursos do Tesouro Estadual, a implantação do SSAA está orçada em mais de R$ 7 milhões e vai beneficiar milhares de famílias do município.

Os SSAA são compostos por poços tubulares, reservatórios com capacidade de armazenamento de 15 mil litros e ligações domiciliares. A ação consiste na execução dos serviços de ampliação dos Serviços de Captação, Preservação, Tratamento (ETA) e Distribuição e Produção do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) do município.

Os serviços consistem na substituição da estrutura de água existente por uma mais nova apropriada; montagem de conjuntos moto-bomba em base fixa; e a construção de uma nova estação de tratamento com capacidade para 430 m³/h, a fim substituir a existente e cobrir a vazão de final de plano.

Serão realizadas a reforma dos prédios administrativos e da casa de química para adaptação de nova ETA; e reforma da estação elevatória de água tratada existente, porém com a substituição dos conjuntos moto-bomba existentes, por novos com capacidade para tratar vazão de demanda até o reservatório situado no Piçarreira (2.200m³).

Será feita a recuperação e ativação do reservatório São Benedito; implantação de 4.650 metros de anel de distribuição com diâmetro variando entre 150 a 300mm; implantação de 10 mil metros de rede de distribuição com diâmetros variando entre 50 e 150mm; e execução de 500 novas ligações domiciliares com hidrômetros.

O secretário Márcio Jerry ressaltou que o Governo do Estado está levando água de qualidade a locais que, antes, eram esquecidos pelo poder público. “Isso mostra como o Governo do Estado está priorizando a população que mais precisa. Água é essencial para se ter dignidade, produção e qualidade de vida”.

Mais obras

Além do sistema de abastecimento de água, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), irá construir uma Praça da Família em Viana.

O investimento integra um conjunto de ações do Governo para revitalização e construção de praças e parques em todo o estado. O objetivo é promover a sociabilidade e proporcionar a criação de novos negócios para incrementar a economia nas cidades.

“É um compromisso do governador Flávio Dino. Estamos realizando um conjunto de ações que estão sendo realizadas na Baixada Maranhense. A Praça da Família é um espaço multifuncional que vai estimular não somente o lazer, mas gerar também emprego e renda”, destacou Márcio Jerry.

>





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here