Medalha Tiradentes reconhece atuação em nome da segurança pública

0


Em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (27), o governador Ibaneis Rocha homenageou 291 militares e civis com a maior condecoração da Polícia Militar do DF (PMDF): a Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier, também conhecida como Medalha Tiradentes. A honraria serve como reconhecimento à prestação de serviços relevantes à segurança pública do Distrito Federal.

Em seu discurso, o governador ressaltou a importância do trabalho das forças de segurança durante os últimos meses, marcados pela pandemia. “Passamos por muitas dificuldades, principalmente na área da saúde, e tivemos inúmeras manifestações na Esplanada dos Ministérios e não tivemos sequer um incidente com violência na nossa cidade. Isso demonstra a capacidade técnica, organizacional e de comando que existe dentro da nossa Polícia Militar”, afirmou Ibaneis.

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo decreto nº 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF| Fotos: Lúcio Bernardo Jr/Agência Brasília

Um dos condecorados com a medalha, o Capitão Renan Arakaki, que está na PMDF há 14 anos, não escondeu o orgulho de fazer parte da turma de homenageados.

“Me sinto muito honrado em receber a Medalha Tiradentes, relembrando os valores e princípios que a PMDF traz para a sociedade. É uma demonstração de valorização e reconhecimento do nosso trabalho”, ressaltou.

O comandante-geral da PMDF, coronel Márcio Cavalcante Vasconcelos, parabenizou os condecorados e celebrou o trabalho de todos em prol da segurança pública.

“É por isso que esta comenda, a de mais alto grau no âmbito desta Polícia Militar, recebe o nome do nosso mártir e patrono, Medalha Tiradentes. Uma homenagem a cada um dos nossos policiais militares, a vocês que, mesmo com o risco da própria vida, mantêm-se altaneiros na guarda e da sentinela desta capital”.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, também enalteceu o trabalho em prol da segurança pública feito no âmbito do DF. “Em nome do Governo Federal, parabenizar a Polícia Militar pelo trabalho de excelência que faz, que traz tranquilidade a todos nós. Parabenizar a todos os agraciados por esta comenda”, reiterou.

A Ordem do Mérito Alferes Joaquim José da Silva Xavier

A medalha Alferes Joaquim José da Silva Xavier, criada originalmente pelo decreto nº 5.272, de 06 de junho de 1980, foi elevada à Ordem do Mérito pelo decreto nº 32.783, de 1º de março de 2011, tornando-se a mais importante distinção honorífica da PMDF.

A Ordem consta dos graus Grã-Cruz, Grande-Oficial, Comendador e Cavaleiro, com a finalidade de condecorar os policiais militares do Distrito Federal, os militares das demais corporações militares – nacionais e estrangeiras, suas bandeiras ou estandartes, os civis e as pessoas jurídicas de direito público ou privado, cujos serviços, ações ou méritos excepcionais sejam altamente relevantes e recomendem o reconhecimento da PMDF.

A lista dos 291 condecorados com a Medalha Tiradentes está presente no Decreto nº 42.259, de 30 de junho de 2021, e foi publicada no Diário Oficial do DF de 1º de julho deste ano.

* Com informações da PMDF

Galeria de Fotos

Cerimônia de outorga do mérito Alferes Joaquim da Silva Xavier





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here