Secretaria da Educação promove seminário para tutores e coordenadores

0


A Secretaria da Educação e do Esporte (Seed-PR) promove nesta terça (28) e quarta-feira (29) o 3º Seminário de Tutoria Pedagógica 2021, um evento de formação destinado a mais de 300 tutores, coordenadores pedagógicos e chefes de Núcleos Regionais de Educação do Paraná. As atividades, que acontecem ao longo dos dois dias na UniBrasil, em Curitiba, têm o objetivo de capacitar os participantes em relação à tutoria pedagógica e à metodologia de formação.

A equipe de docentes do seminário é composta por professores do Departamento de Acompanhamento Pedagógico da Seed-PR. As temáticas trabalhadas são princípios da tutoria pedagógica; feedback formativo; implementação do Novo Ensino Médio; liderança na tutoria pedagógica; e Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

“As equipes gestoras das escolas têm um trabalho muito importante, que é o de pilotar a aprendizagem, levando o aluno do ponto A ao ponto B. Por isso, estes momentos de partilha são fundamentais para que a gente continue tendo esse olhar pedagógico, acompanhando e apoiando os professores e diretores”, afirmou o secretário da Educação, Renato Feder, que participou da abertura do evento.

Ele destacou, ainda, os resultados alcançados com propostas como o Prova Paraná, Tutoria Pedagógica, Mais Aprendizagem e Presente na Escola, que dão suporte ao trabalho dos profissionais da educação.

“A tutoria é um trabalho de desenvolvimento de pessoas, de planejamento e de acompanhamento”, disse Roni Miranda, diretor de Educação da Seed-PR, que também participou da abertura do seminário. “Esperamos que o tutor se sinta pertencente à escola, e a Seed está aqui para possibilitar que isso aconteça”.

De acordo com a chefe do Departamento de Acompanhamento Pedagógico, Eliana Provenci, o seminário é fundamental para a formação das equipes dos Núcleos Regionais de Educação. “É o momento para o planejamento das ações de acompanhamento pedagógico das nossas equipes gestoras, afinal, o trabalho do tutor é apoiá-las para que nossos estudantes aprendam cada vez mais e melhor”, afirmou.

TUTORIA PEDAGÓGICA Desde sua implementação em 2019, a Tutoria Pedagógica já promoveu mais de 93 mil reuniões de alinhamento, levando informações e impactando mais de 2,1 mil escolas e diretores, bem como mais de 6,4 mil pedagogos, visando à melhoria da aprendizagem, a redução do abandono escolar e a melhoria na aprovação.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here