Comitê vai auxiliar a Bahia no cumprimento de meta da ONU para redução de mortes no trânsito

0


A Bahia acaba de ganhar um novo aliado para cumprir localmente a meta definida pela Organização das Nações Undas (ONU) de reduzir em pelo menos 50% o número de mortes no trânsito até 2030. Trata-se do Comitê Gestor de Segurança Viária da Bahia, que foi formalmente instituído na manhã desta quarta-feira (29), durante o 6º Workshop de Segurança Viária da Bahia, um evento que reuniu especialistas e autoridades no trânsito, com transmissão pelo Canal do YouTube da Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).

“A Bahia está no bom caminho com a instauração desse comitê: ainda há muito a percorrer na área de segurança viária, mas queremos continuar sendo parceiros do Estado nesta tarefa, trazendo apoio e recursos para implementar ideias, porque sabemos que o governo baiano está aberto a inovações que possam torn a vida das pessoas mais simples, mais fácil, e sobretudo, que possam salvar vidas nas rodovias”, afirmou durante o evento o engenheiro Carlos Bellas, especialista em transporte do Banco Mundial, instituição que dá apoio à estruturação do Comitê.

Já o secretário Nacional de Trânsito, Frederico Carneiro, chamou atenção para o fato de que o comitê pode ser um importante catalizador na implementação local do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). Recentemente revisado – com nova versão divulgada por meio da Resolução 870 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), – o Plano estabelece as principais ações e diretrizes para cumprimento da meta da ONU de redução de mortes no trânsito.

“Nós ficamos muito esperançosos com iniciativas como a deste comitê, percebemos que há uma sinergia, um ambiente favorável no Estado para que as ações voltadas à segurança no trânsito sejam de fato implementadas, aumentando o número de municípios que integram o Sistema Nacional de Transito e levando na ponta as ações necessárias para redução dos acidentes”, elogiou o secretário Nacional de Trânsito.

Já o diretor geral do Detran Rodrigo Pimentel lembrou que o Comitê surge em um momento interessante para a segurança do trânsito, a nível nacional, com iniciativas como a criação do registro nacional de estatísticas de sinistros no trânsito e a própria edição da Resolução Contran 870. “Precisamos atuar de forma integrada, porque só trabalhando juntos estaremos mais fortes e seremos capazes de fazer um transito mais seguro”, opinou o diretor.

Comitê – A criação do Comitê Gestor de Segurança Viária da Bahia é resultado de um compromisso assumido pela Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) com o Banco Mundial. Presidido pelo Conselho Estadual de Trânsito (Cetran-Ba), o Comitê tem como objetivo analisar as situações críticas ocorridas no trânsito do Estado e implementar soluções estratégicas de intervenção para aperfeiçoar a segurança viária, reduzindo o número de mortos e feridos nos sinistros de trânsito.

A composição do comitê reúne conselheiros do Cetran-Ba, incluindo os titulares dos órgãos estaduais do Sistema Nacional de Trânsito (Detran, SIT/Seinfra e PM), órgãos municipais de trânsito, representantes da sociedade ligados à área de trânsito e especialistas em meio ambiente, medicina e psicologia de trânsito. Além disso, o comitê conta com a participação das Secretarias de Saúde e Educação do Estado.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here