Maceió é a 1ª capital do NE a contar com Central de Logística Reversa de eletroeletrônicos

0


Espaço foi inaugurado nesta terça-feira (28), no bairro da Pajuçara, e o espaço é uma iniciativa da Prefeitura de Maceió, Ministério do Meio Ambiente e Abree

O Ecoponto da Pajuçara, onde a população pode fazer o descarte de resíduos sólidos recicláveis, também passa a receber equipamentos eletroeletrônicos pós-consumo, com a inauguração da primeira unidade da Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos de Maceió, que ocorreu nesta terça-feira (28). A implantação da central de logística é resultado de uma ação conjunta entre a Prefeitura, Ministério do Meio Ambiente e Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree).

O vice-prefeito Ronaldo Lessa esteve presente na solenidade e destacou que Maceió é a primeira capital do Nordeste a ser contemplada com o espaço. “É uma determinação política do prefeito JHC. Na medida em que esses resíduos são descartados de forma correta, você protege a sociedade e a cidade fica mais limpa. Nós esperamos que esse exemplo cresça”, disse.

Evento reuniu representantes da Prefeitura de Maceió. Foto: Ascom Sedet

O sistema de logística reversa representa um importante passo para a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e visa possibilitar o descarte, transporte, manejo e reciclagem de bens de consumo, como celulares, tablets, acessórios para celulares, pilhas e baterias, aparelhos de som, geladeiras e fogões.

Para o secretário-adjunto de Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial (Sedet), Ismar Macário, trata-se da união dos esforços de quem fabrica, distribui, comercializa, usa e recicla, com foco na destinação ambientalmente adequada de resíduos.

Secretário adjunto de Meio Ambiente da Sedet, Ismar Macário. Foto: Ascom Sedet
Secretário-adjunto de Meio Ambiente da Sedet, Ismar Macário. Foto: Ascom Sedet

“Estamos formalizando parcerias com as cooperativas com a intenção de levar essa ideia para todos os bairros, de forma a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental e de vida no município”, enfatizou Ismar.

A efetivação dessa política pública é uma iniciativa do Ministério do Meio Ambiente, por meio do Programa Nacional Lixão Zero, que está inserido no âmbito da Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana e objetiva subsidiar os estados e municípios na gestão dos resíduos sólidos urbanos.

Secretário nacional da Qualidade Ambiental, André França. Foto: Ascom Sedet
Secretário nacional da Qualidade Ambiental, André França. Foto: Ascom Sedet

De acordo com o secretário nacional da Qualidade Ambiental, André França, que também esteve presente à solenidade de inauguração, o descarte adequado de produtos eletroeletrônicos possibilita que ele seja reinserido na cadeia produtiva, preservando os recursos naturais e gerando emprego e renda com sustentabilidade.

“Ao invés de ir parar no meio ambiente, gerando impactos negativos, esse material agora será recolhido e destinado de forma adequada. Essa ação é decorrente do decreto do Governo Federal do ano passado, instituindo a logística reversa de eletroeletrônicos em todo o Brasil”, reforçou André França.

Presidente da Abree, Sérgio de Carvalho Maurício. Foto: Ascom Sedet
Presidente da Abree, Sérgio de Carvalho Maurício. Foto: Ascom Sedet

Segundo o presidente da Abree, Sérgio de Carvalho Maurício, o equipamento é fundamental para a cidade, porque garante que os produtos eletroeletrônicos não vão parar em lixões e aterros, e o impacto é muito menor no meio ambiente. “Além disso, gera uma cadeia de contribuição e de colaboração entre os vários atores envolvidos nesse processo”, explicou.

Superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Peixoto. Foto: Ascom Sudes
Superintendente municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ivens Peixoto. Foto: Ascom Sudes

No total, a capital alagoana possui cinco Ecopontos para receber resíduos sólidos. “Esses pontos são de grande valia para reduzir o descarte irregular de resíduos”, afirmou o superintendente Ivens Peixoto.

O evento ainda contou com a participação do secretário municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, Thiago Prado, e do presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente (Anamma), Marçal Fortes.

A Central de Logística Reversa de Eletroeletrônicos fica localizada na rua Luiz Campos Teixeira, 476, no mesmo local do Ecoponto da Pajuçara.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here