Palestras e atendimento médico são realizados na Deati durante a Operação Raízes

0


Compondo a programação da Operação Raízes, deflagrada para coibir crimes contra idosos e conscientizar a população sobre o problema, um ciclo de palestras, atendimento médico e acolhimento psicológico foram realizados na Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati).

As ações aconteceram entre os dias 27 e 29 de setembro e foram executadas pela equipe multidisciplinar da especializada e por servidores do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep). ‘Direitos dos idosos’, ‘Como melhorar o atendimento ao idoso’ e ‘Violência contra os idosos’ foram os temas abordados nas palestras, ministradas por profissionais da área de saúde, educadores físicos e um pastor, que também transmitiu mensagens motivacionais.

Atividades como alongamento, relaxamento, capoterapia e musicoterapia, além de atendimento médico, também foram disponibilizados para o público da terceira idade e seus familiares. “Mais de 15 idosos foram atendidos pela equipe de enfermagem do Demep”, informou o diretor do Departamento, Gessé de Souza Silva.

A titular da Deati, delegada Heleneci Nascimento, destacou a importância da operação para os trabalhos desenvolvidos pela unidade. “Intensificamos os cumprimentos de medidas de proteção, conduzimos suspeitos, aumentamos o número de oitivas e orientamos a população para os cuidados a serem adotados para evitar que o idoso seja vítima de golpes”, detalhou Heleneci.

Várias diligências foram realizadas pelo Setor de Investigação (SI) da delegacia. Alguns funcionários de uma instituição de longa permanência foram conduzidos à unidade, que está apurando uma denúncia de maus tratos contra moradores do local.

Um idoso de 81 anos, natural de Cafarnaum, que estava em tratamento médico num hospital de Salvador, se perdeu do acompanhante e procurou ajuda na Deati. “Localizamos a pessoa responsável por ele e o entregamos à família”, acrescentou a titular da delegacia.

Ação social

Além do trabalho de Polícia Judiciária, a Operação Raízes também tem um cunho social e está arrecadando fraldas geriátricas e produtos de higiene pessoal, que serão doados em dois lares de acolhimento, no dia 1º de outubro. “As doações podem ser entregues até o dia 30 de setembro, na sede do Demep, localizada na Rua da Alegria dos Barris, lembrou o psicólogo Gessé.

As atividades sócio-educativas realizadas durante a operação beneficiaram não só os idosos que buscavam atendimento na Deati, como também internos da Casa de Repouso Bom Jesus, alunos do Centro de Formação Técnica de Enfermagem Irmã Dulce e representantes do Conselho Interestadual Especializado de Direitos Humanos.

Para a aposentada Olga Maria, 77, é confortante poder contar com os serviços de uma unidade especializada em crimes contra o idoso. “Já trabalhamos muito e precisamos ser respeitados e amparados pelo poder público. Não somos um trapo velho”, ressaltou Olga.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here