Iepha-MG celebra 50 anos de história e dedicação ao patrimônio cultural mineiro

0


Criado em 30 de setembro de 1971, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha-MG), ao longo de sua trajetória de 50 anos, atua na proteção, na preservação e na promoção de bens materiais e imateriais que fazem parte da cultura e da história de todos os mineiros. Para comemorar a data, o instituto está preparando uma programação ao longo de um ano de celebração, com diversas ações, que envolvem exposições, capacitações, vídeos, publicações especiais, encontros e mais. Além disso, também foi criada uma marca comemorativa.

Izabel Chumbinho / Acervo Iepha MG

Para o secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, os 50 anos do Iepha-MG representam, para além da data, uma celebração da história de Minas Gerais ao longo de suas manifestações culturais e artísticas. “O cinquentenário do Iepha-MG é motivo de comemoração para todos nós e, também, momento de reflexão sobre as políticas públicas patrimoniais de preservação, restauração e promoção do Patrimônio Histórico e Cultural do nosso estado. Nossos bens materiais e imateriais são reflexo de nossas culturas, tradições e identidades. Minas Gerais é um estado diverso e, em cada canto desse território, há uma história diferente, que atravessa os anos e que nos une pela mineiridade. Manter essa memória viva é missão que o Iepha-MG tem cumprido com excelência”, destaca.

O presidente do instituto, Felipe Pires, lembra que os 50 anos demonstram que o Iepha-MG superou obstáculos com resiliência, e se consolidou como uma referência para o povo mineiro. “Para além da maturidade, cinco décadas de trabalho comprovam que o Iepha-MG realiza aquilo que se propõe com louvor desde a sua criação: proteger e promover o patrimônio cultural de Minas Gerais”, enfatiza.

Pós-graduação

Em uma parceria inédita, Iepha-MG e a Universidade Estadual de Minas Gerais (Uemg) oferecem o curso de pós-graduação lato sensu em Gestão e Projetos de Patrimônio Cultural. Nele, parte da experiência adquirida pelo instituto será compartilhada com os alunos. O curso tem o objetivo de capacitar profissionais que atuam ou que desejam trabalhar na gestão, na proteção, na salvaguarda ou na promoção do patrimônio cultural.

Teoria e prática serão conciliadas durante a especialização, por meio de referências conceituais e metodológicas para solucionar problemas e criar projetos relacionados às propostas dos estudantes. O corpo docente reúne professores da Uemg e técnicos do Iepha-MG. A previsão é que o curso tenha início em novembro de 2021. Para informações acesse iepha.mg.gov.br ou uemg.br.

ICMS Patrimônio Cultural

Outra atividade que integra as comemorações dos 50 anos do Iepha é o curso on-line com foco no ICMS Patrimônio Cultural, ação pioneira no Brasil. A formação é destinada a técnicos e gestores dos municípios mineiros que participam ou desejam participar do programa. O objetivo é ampliar as ações que o instituto vem desenvolvendo nos últimos anos, voltadas para o fomento à municipalização de proteção e promoção do patrimônio cultural em Minas.

As inscrições para o curso podem ser feitas a partir de outubro nos sites do Iepha-MG e da Secretaria de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e estarão disponíveis até o fim de dezembro de 2021.

Outras ações em comemoração aos 50 anos do Iepha podem ser conferidas neste link.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here