Cooperativismo financeiro cresce no Maranhão e nova agência do Sicoob é aberta em São Luís

0


Cooperativismo financeiro cresce no Maranhão e nova agência do Sicoob é aberta em São Luís (Foto: Arthur Costa/Seinc).

O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, participou, na noite desta quinta-feira (30), da inauguração de uma nova agência de atendimento da Cooperativa de Crédito Centro Leste e Norte Maranhense (Sicoob Centro Leste), em São Luís.

Na ocasião, a Seinc representou o governador Flávio Dino, durante cerimônia realizada na Avenida Jerônimo de Albuquerque, em São Luís. Em sua fala, o secretário Simplício Araújo reforçou a parceria entre o governo e a classe empresarial do Maranhão, avaliando a inauguração da nova unidade da Sicoob como um passo favorável ao desenvolvimento do estado.

“Esta inauguração realizada na noite de hoje é mais uma prova de como a cooperativa de crédito pode ajudar na recuperação da economia no nosso estado e, também, em fortalecer a economia local. O Maranhão tem se provado um estado forte na luta contra diversas crises, como a sanitária e a econômica, e agora dá mais um passo como este em um gesto de união e comprometimento com a classe empreendedora maranhense”, analisou o secretário.

Formada por empresários, a Cooperativa de Crédito Empresarial atua com todas as operações executadas por um banco comum – neste caso, os cooperados também são donos e podem ter participação nos lucros no fim de cada exercício anual.

O presidente do Conselho de Administração do Sicoob Centro Leste, José Anerão Peres Alvarenga, destacou a importância da nova agência em São Luís e o diálogo sempre constante com o Governo do Maranhão e a Seinc.

“O nosso objetivo é prestar serviço ao povo. E estamos fazendo isso com mais uma unidade em São Luís, a terceira no município. Gostaria de agradecer o Governo do Estado pela força em fortalecer nossa expansão e atuar em união conosco”, disse o presidente.

Atuação em São Luís e no Maranhão

Nascida como Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo da Região Norte Maranhense (Sicoob Empresarial), a atual Sicoob Centro Leste foi idealizada por meio da união de cinco entidades de classe do estado do Maranhão: Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE-MA), Associação Maranhense de Atacadistas e Distribuidores (AMDA), Associação Maranhense de Supermercados (AMASP) e a Câmara dos Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL).

Inaugurada no dia 17 de novembro de 2015, a cooperativa foi iniciada em São Luís com um capital superior a R$ 1 milhão – anos depois, se uniu à Cooperativa dos Empregados da Alumar.

Já em 2019, a Sicoob Norte Maranhense, juntamente com a Sicoob Centro Leste Maranhense (sede em Grajaú), foram integradas com o objetivo de fortalecer o cooperativo de crédito no estado do Maranhão, se tornando posteriormente na Sicoob Centro Leste, que está presente em 15 municípios maranhenses, com sede na cidade de Grajaú, e agências em Sítio Novo, Formosa da Serra Negra, Barra do Corda, Tuntum, Presidente Dutra, Pedreiras, Bacabal, Codó, Coroatá, Caxias, São Mateus, Chapadinha, Pinheiro e São Luís.

>





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here