Em congresso internacional, ESP/CE apresenta artigo sobre treinamento para uso do Elmo

0


Elon Nepomuceno – Ascom ESP/CE – Texto e foto

Treinamentos para uso e manejo clínico do capacete de respiração assistida são oferecidos pela ESP/CE nas modalidades presencial e à distância

As práticas adotadas no gerenciamento das capacitações para manejo clínico do capacete de respiração assistida Elmo serão destaque no XI ProspeCT&I – Congresso Internacional do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (Profnit).

O plano de ações consta em artigo científico elaborado pelo Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

Intitulada como “Fluxo de Trabalho dos Treinamentos do Respirador Elmo: um relato de experiência sobre inovação no setor público”, a produção será apresentada pela bolsista e uma das autoras do texto, Clarissa Gomes, neste sábado (2), a partir de 8 horas, no canal do YouTube do PROFNIT Brasil. “Esse artigo detalha a vivência que tivemos nos últimos meses, na ESP, para treinar os profissionais da saúde sobre o uso do Elmo. No início do ano, com a grande visibilidade que o equipamento ganhou, nós tivemos que repensar estratégias para atender às demandas externas e internas por capacitações. Inicialmente, os pedidos eram feitos por e-mail ou telefone, mas conseguimos otimizar o fluxo por meio de um aplicativo bastante usado no meio corporativo”, detalha.

Também integram a equipe responsável pelo artigo Samara Mesquita, bolsista e autora; Alice Pequeno, gestora do NIT; e Genilton Faheina Junior, assessor do NIT.

Treinamentos

Desde o último mês de janeiro, a ESP/CE já capacitou mais de 1.400 profissionais, entre médicos, fisioterapeutas, enfermeiros e engenheiros clínicos. Hoje, a capacitação é ofertada de forma presencial ou à distância. As solicitações são feitas pelo site sus.ce.gov.br/elmo.

Congresso

O XI ProspeCT&I é um evento que visa à disseminação da cultura e boas práticas de inovação, do empreendedorismo, de tecnologias sociais, transferência de tecnologia e prospecção tecnológica. O evento também promove o intercâmbio entre pesquisadores nos âmbitos regional, nacional e internacional.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here