Na Semana Nacional de Trânsito, ações educativas do Detran-PR impactam 20 mil pessoas

0


Durante a Semana Nacional de Trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) celebrou a data com ações educativas como blitzes, palestras, teatros e distribuição de materiais para motoristas, pedestres e ciclistas com o intuito de levar reflexão sobre o comportamento correto no trânsito. As atividades ocorreram de 18 a 25 de setembro.

“Nossas ações foram intensificadas durante esse período com várias abordagens educativas. Este ano contamos também com eventos digitais como palestras, bate-papos, lives e podcasts. A intenção foi de levar a reflexão da prudência e responsabilidade no trânsito a diversas pessoas e nas mais variadas modalidades”, disse o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita.

Foram 91 ações em diversos pontos do Estado que impactaram aproximadamente 20 mil paranaenses presencialmente, contando com parceiros como a Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar e demais entidades. Algumas atividades foram realizadas dentro das unidades do Detran, como orientações aos cidadãos e entrega de materiais.

As ações digitais contaram com lives dos seguintes temas: Mobilidade do Amanhã, As Iniciativas da Ciclomobilidade e A Influência do Código de Trânsito Brasileiro na Mobilidade Urbana. Também foram publicadas dicas e curiosidades nas redes sociais oficiais da autarquia, além de oito podcasts sobre temas variados.

CAMPANHA – Este ano o Detran-PR apresentou como tema da campanha “Quando um cuida do outro, todos cuidam do trânsito”, com o foco nos cuidados e deveres da população nas ruas e rodovias. Cuidados simples, como colocar o cinto ou o capacete, fechar a viseira, atravessar na faixa ou conferir se há animais atravessando a rua, podem salvar vidas.

Segundo Wagner Mesquita, além de seguir as leis e cumprir todas as regras do trânsito, existe um item de segurança que não pode faltar: a empatia. “É ela que nos faz pensar duas vezes, ou quantas mais forem necessárias, antes de colocar a vida de alguém em risco”, disse.

Ele reforçou que no trânsito, não existe “vai cuidar da sua vida”. “Todos cuidam de todos. O maior protege o mais vulnerável e todos assumem responsabilidades. Alertar alguém sobre os perigos da rua não é intromissão, mas preocupação”, arrematou.

O material digital pode encontrado nas redes sociais do Detran-PR (Facebook e Instagram).

INTERIOR – As unidades do Detran pelo Interior do Estado desenvolveram atividades em parceria aos órgãos municipais e a Polícia Militar (PM). Foram realizadas blitzes educativas, ações em escolas e passeios ciclísticos.

CONTRAN – A data foi estabelecida com a criação do Código de Trânsito Brasileiro, em 1997, unindo órgãos e entidades que integram o Sistema Nacional de Trânsito em prol do mesmo objetivo: salvar vidas. O tema de 2021, estabelecido pelo Conselho Nacional de Trânstio (Contran), foi “No trânsito, sua responsabilidade salva vidas”.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here