SEC realiza diálogos virtuais para potencializar acesso ao Ensino Superior através do Universidade para Todos

0


Foto: Divulgação

Com a proposta de integrar, interagir e socializar trajetórias e experiências vivenciadas no programa Universidade para Todos (UPT), a Secretaria da Educação do Estado lançou, nesta quinta-feira (30), o “Diálogos virtuais”, uma roda de conversa virtual que será composta de cinco encontros. O primeiro foi com os integrantes do UPT da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com a participação de professores, coordenadores, monitores, estudantes de práticas integradoras, alunos aprovados no SISU 2020 e representantes de municípios parceiros. A atividade tem como canal de transmissão o Youtube do Instituto Anísio Teixeira. Assista à live da UPT.

Mediada pela coordenadora-geral do UPT, Patrícia Machado, a live contou também com a participação do coordenador executivo de Programas e Projetos Estratégicos da SEC, Marcius Gomes, que falou sobre a importância do UPT. “A gente fala sempre do protagonismo juvenil e, neste momento em que temos tantas dificuldades de acolhimento, de estar próximo, por conta da pandemia, com as escolas começando a retomar as suas atividades presenciais, ouvir na fala dos estudantes aqui presentes o sentimento da esperança, do acreditar, é gratificante para todos nós que trabalhamos com Educação. E o programa UPT representa muito isso: levar a esperança, levar a oportunidade para todos que acreditam que a educação é o lugar da transformação”.

Durante a roda de conversa, estudantes monitores contaram como o UPT entrou em sua trajetória acadêmica e suas experiências junto ao programa. Foi o caso da universitária do UPT, Lorena Moura. “O UPT entrou na minha vida através de um amigo que me estimulou a escrever no edital. Quando li o documento, a primeira exigência que me deparei foi montar um plano de aula e dar uma aula. Para mim era o maior dos desafios. Como queria muito fazer parte do programa, e vale dizer que só vim a adquirir um notebook depois que comecei a receber o benefício da bolsa de monitor do UPT, gravei toda a minha aula do processo seletivo pelo celular e, apesar das dificuldades técnicas, fui selecionada e passei em segundo lugar”, conta.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, falou sobre a importância do programa para que os estudantes da rede estadual alcancem o sonho do ingresso ao Ensino Superior. “Sou testemunho do quanto a equipe do UPT da Uefs fez com muito carinho a preposição do novo formato do programa, para que pudesse ter continuação na pandemia. A nossa intenção é que, dentro do possível, seja mantida a qualidade da formação e da possibilidade de um percurso formativo que prepara os alunos para realizarem o sonho de ter acesso à universidade pública”, afirmou.

Participaram, ainda, a pró-reitora da Uefs, Rita Brêda; a coordenadora do UPT/Uefs, Eliana Carlota; a coordenadora de Área do UPT/Uefs, Alana Freitas; os estudantes cursistas Wanderson Santana e Evelin Boaventura; a aluna universitária e colaboradora do UPT, Yasmim Santana; e os ex-cursistas do UPT, atualmente universitários, Júlia Mell e Bruno Cardoso.

Sobre o UPT – O Universidade para Todos visa o fortalecimento das aprendizagens e a preparação para os processos seletivos de ingresso ao Ensino Superior. Trata-se de uma iniciativa do governo do Estado e desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEC), em parceria com as universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uesb e Uefs) e a Universidade Federal do Recôncavo (UFRB), instituído pelo Decreto n° 20.004 de 21 de setembro de 2020.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here