Secretário Carlos Lula entrega 12 leitos de UTI Coronariana no Hospital Dr. Carlos Macieira

0


Secretário Carlos Lula fez a entrega dos leitos da UTI Coronariana. (Fotos: Márcio Sampaio)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) entregou, nesta sexta-feira (01), 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Coronariana, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís.

“Com a UTI Coronariana, nós realizamos um sonho antigo na Rede de Doenças Cardiovasculares. São mais 12 leitos de unidade de terapia intensiva que ganhamos no estado, equipamentos que poderão ser a esperança de pessoas que porventura tenham sofrido um infarto e estão em uma UPA e que precisam ser transferidos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Os pacientes da UTI Coronariana, portadores de patologias coronarianas, serão regulados por meio da Rede Estadual de Saúde ou através das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) instaladas em São Luís.

O diretor geral do HCM, Edilson Medeiros, explicou que a UTI Coronariana vai reduzir o tempo de resposta no tratamento. “Esses pacientes precisam de uma assistência em ritmo de urgência, como angioplastia e cateterismo. Com isso, diminuímos a necessidade de cirurgias cardíacas futuramente”.

O coordenador da UTI Coronariana, Marko Antônio Santos, afirma que o investimento na UTI resultará em mais qualidade de vida para o paciente. “Quanto mais tempo eles perdem aguardando atendimento, mais o músculo cardíaco perde a sua eficiência. Dessa forma, aprimorar o tratamento agiliza o atendimento, permitindo que os pacientes voltem a ser ativos e com garantias de poder continuar contribuindo com a sociedade”.

Secretário Carlos Lula fez a entrega dos leitos da UTI Coronariana. (Fotos: Márcio Sampaio)

A doença coronária ou doença arterial coronariana é um dos problemas cardiovasculares mais populares e atinge pessoas de diversas maneiras. Ela é caracterizada, principalmente, pela obstrução dos vasos responsáveis pelo transporte do sangue ao coração. Em casos mais graves, as artérias ficam danificadas a ponto de não permitirem o acesso de nenhuma quantidade de sangue.

Presente na entrega do equipamento, o cardiologista intervencionista do HCM e presidente da Sociedade Maranhense de Cardiologia, Mauro Fonseca, destacou a iniciativa e a chance de as pessoas receberem um suporte avançado. “Os pacientes que sofreram infarto ou outro mal no âmbito cardíaco precisam de uma assistência diferenciada. É a primeira vez que o Maranhão recebe esse tipo de suporte”, disse.

Estrutura

Os 12 leitos da UTI Coronariana funcionam no 1° piso do Hospital Dr. Carlos Macieira. No local, uma equipe multiprofissional composta de médico especialista em terapia intensiva, cardiologista, médico intensivista, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e nutricionistas especializados em doenças coronarianas.

>





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here