Aesp e Casa Militar promovem Curso de Segurança de Autoridades Governamentais

0


Ascom Aesp-CE – Texto e Fotos

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), em parceria com a Casa Militar do Governo, iniciou nesta sexta-feira (01) mais uma turma do Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG (Nível Gerencial).

A aula inaugural, que aconteceu no auditório da Instituição de Ensino, foi ministrada pelo coronel PM André Luis Soares Cruz e contou com a presença do diretor de planejamento e gestão interna da Aesp, delegado Nartan da Costa Andrade; do secretário chefe da Casa Militar do Estado, coronel PM Alexandre Ávila de Vasconcelos; do coronel-comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, Ronaldo Roque de Araújo e do subcomandante da Polícia Militar do Ceará, coronel Clauber Wagner Vieira de Paula.

De acordo com o Plano de ação Educacional, o curso tem uma matriz curricular multidisciplinar com carga/horária de 260 horas/ aula, que aborda disciplinas de noções de prevenção e controle de incêndio e inspeção de instalações; planejamento e gestão de risco estratégico; ações para proteção de autoridades governamentais; noções de bombas e explosivos; noções de salvamento aquático; noções de inteligência; ajudância de ordens, cerimonial e protocolo; noções de controle de distúrbios civis; legislação voltada à segurança de dignitários; socorro e urgência; segurança digital e comunicações; composições de escolta e comboios e gerenciamento de crise. Além de treinamento prático de educação física; defesa pessoal; tiro; direção defensiva e evasiva e simulados de segurança de dignitário.

“Nesse curso foi acentuado a execução de atividades de forma prática através de exercícios simulados para que os alunos do curso possam de forma concreta desenhar planos de segurança e terem a capacidade de analisar cenários de forma mais complexa e mais estratégica. Hoje buscamos através dessa especialização agregar valor e conhecimento pessoal para que eles (alunos) possam executar planejamentos aprofundados e complexos na administração e na gestão de célula de segurança pessoal, para que possam de forma ampla, terem a capacidade de analisar cenários diversos das mais múltiplas formas de atuação na área de proteção de segurança e proteção de autoridades e dignitários”, explicou o chefe da Casa Militar, coronel Alexandre Ávila.

Participam da capacitação 24 oficiais da Polícia Militar, dois oficiais do Corpo de Bombeiros e dois delegados da Polícia Civil, que atuam diretamente com autoridades na Casa Militar do Ceará; na Assembleia Legislativa do Ceará; no Tribunal de Justiça do Ceará e na Procuradoria de Justiça do Ceará.

“A segurança de autoridade hoje se reveste numa das principais funções para serem desempenhadas na proteção das entidades e das instituições democráticas, por isso coletamos representantes de todas as células de segurança das principais autoridades do Poder Executivo, Judiciário e Legislativo, também do Ministério Público Estadual”, pontuou Alexandre Ávila.

Integração

O Curso de Segurança de Autoridades Governamentais – CSAG é furto de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a Aesp e a Casa Militar do Governo. Desde 2018, já foram realizadas pelo menos seis turmas do curso, capacitando cerca de 200 profissionais.





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here