Cheque Minha Casa: Governo garante moradia com mais conforto a 300 famílias de Buriticupu

0


Entrega do Cheque Minha Casa em Buriticupu. (Foto: Divulgação)

Com o programa Cheque Minha Casa, o Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), garantiu moradia com mais conforto para 300 famílias de Buriticupu, município situado na Região de Carajás.

A iniciativa é destinada para famílias de baixa renda e tem o objetivo de apoiar a reforma, ampliação ou melhoria de residências já existentes, com prioridade para as instalações sanitárias dos imóveis. As famílias recebem até R$ 5 mil para a execução dos serviços. Os recursos são repassados em parcelas pagas de acordo com o andamento e comprovação da obra. As compras devem ser realizadas em lojas credenciadas, incentivando a economia local.

Em Buriticupu, o programa, que teve início no mês de julho deste ano, está sendo concluído – sendo que mais de 80% das segundas parcelas dos benefícios já foram entregues.

O secretário da Secid, Márcio Jerry, destacou que em tempos de crise e recessão, o Governo do Maranhão investe em habitação e realiza obras estruturantes que transformam a vida de milhares de pessoas.

“Estamos avançando no processo de interiorização do programa Cheque Minha Casa. Estão sendo investidos no município de Buriticupu, por meio desta ação, cerca de um milhão e quinhentos mil reais. O Cheque Minha Casa é uma iniciativa de inclusão social, redução do déficit habitacional e promoção da ativação da economia por fomentar a cadeia da construção civil, que é fundamental para geração de empregos e renda”, enfatizou Jerry.

Maria Dilma dos Santos, beneficiária do programa, enalteceu a iniciativa do governo. “Minha casa estava muito deteriorada e, agora, com esse benefício estou fazendo a reforma. Estou muito feliz por essa ajuda e só tenho a agradecer ao governo”, disse.

Com o benefício, Dona Leonita Ferreira irá melhorar a estrutura da casa. “Com o cartão do Cheque Minha Casa vou poder rebocar as paredes de casa e reformar meu banheiro. Ficamos satisfeitos com esse benefício do governo e agradecemos ao governador Flávio Dino”.

Cheque Minha Casa

O Cheque Minha Casa é um programa de melhorias habitacionais criado em 2016, tendo sido executado pela primeira vez em 2017, e através do qual o Governo do Maranhão doa 5 mil reais em materiais de construção para que famílias de baixa renda possam reformar suas casas. Além do critério de renda, para a seleção das famílias beneficiárias, o programa prioriza pessoas portadoras de deficiência, idosos, crianças e mulheres responsáveis pelo sustento do lar. Indo além do valor social da promoção do direito constitucional à moradia digna, o programa também atua no aquecimento da economia por meio da injeção de recursos na cadeia produtiva da construção civil, gerando emprego e renda para o Maranhão.

Através do Cheque Minha Casa, o Governo do Maranhão já beneficiou mais de 12,1 mil famílias, disponibilizando cerca de 59 milhões de reais em poder de compra em lojas de construção civil credenciadas para fornecimento ao programa.

Os municípios beneficiados foram primordialmente São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, além de entregas extraordinárias por conta da ocorrência de enchentes nos municípios de Grajaú, Pedreiras e Trizidela do Vale. No ano de 2021, pelo processo de interiorização do programa, o Cheque Minha Casa chegou a Coelho Neto e Buriticupu, com 400 e 300 benefícios, respectivamente.

>





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here