Em expansão, Great Wall quer comprar fábrica da Nissan na Europa

0
Em expansão, Great Wall quer comprar fábrica da Nissan na Europa


A Great Wall Motors decidiu pisar fundo no pedal da expansão e agora contempla uma quinta fábrica fora da China. O olho da montadora agora está sobre a Espanha, onde a Nissan está perto de fechar sua enorme fábrica em Barcelona, onde deixará de fazer a picape Frontier (Navara), por exemplo.

Já tendo adquirido ou em processo de aquisição de duas fábricas da General Motors (Tailândia e Índia, nessa ordem), bem como outra da Mercedes-Benz no Brasil (Iracemápolis-SP), a Great Wall até agora só construiu uma única fábrica fora de seu país, na Rússia, com uma parceria local.

Em expansão, Great Wall quer comprar fábrica da Nissan na Europa

Agora, surge a oportunidade de fixar um pé na Europa com a planta da Nissan que poucos querem. Isso porque o complexo da marca japonesa tem três fábricas, sendo que as duas menores ficarão nas mãos das empresas Silence e QV Technologies.

A primeira fará motos e scooters elétricas. A segunda produzirá utilitários comerciais elétricos da sueca Inzile e os caminhões elétricos de entrega urbana da inglesa Volta. Então, ficou restando a fábrica maior, que para startups interessadas em fazer carros elétricos, é grande demais.

Em expansão, Great Wall quer comprar fábrica da Nissan na Europa

Contudo, a Reuters diz que as coisas podem não funcionar do jeito descrito, pois, a Great Wall estaria interessada nas três plantas, ou seja, no complexo todo da Nissan. A montadora japonesa, no entanto, pondera sobre a iniciativa, dizendo que buscará uma solução para benefício de todos.

Com planos de lançar os carros elétricos da ORA no mercado europeu em 2022, a Great Wall pode utilizar uma das plantas menores ou as duas, para produzir esses modelos na região. Já em relação à planta maior, SUVs híbridos como o Wey Macchiato (já registrado no Brasil) podem ganhar terreno no continente.

Por ora, o que se sabe nos bastidores é que a Great Wall quer manter os 1.300 empregos atuais do complexo, uma oferta interessante que Barcelona deve aceitar e apoiar a Nissan nesse caso. Aqui, a empresa quer empregar 2.000 pessoas em Iracemápolis e alcançar 100.000 carros por ano em 2027.

[Fonte: Carscoops]

AUTOMOTIVO

O post Em expansão, Great Wall quer comprar fábrica da Nissan na Europa apareceu primeiro em EG NEWS.

Fonte: Agência Brasil





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here