Em quatro anos, Hospital Regional de Balsas contabiliza mais de 2,5 milhões atendimentos e ganha serviço de neurologia

0


Jardeane Vieira Lima elogiou o atendimento recebido na unidade (Foto: Caio Oliveira)

“Eu sempre costumo procurar serviços de saúde em Teresina, no Piauí, mas hoje vim aqui no Hospital Regional de Balsas e estou sendo muito bem atendida. A unidade não deixa em nada a desejar”, diz a lavradora Jardeane Vieira Lima, 41 anos, sobre o atendimento no Hospital Regional de Balsas Dr José Bernardino. Moradora da cidade de Nova Colinas, ela conta que está utilizando pela primeira vez os serviços da unidade para realização de uma consulta pré-operatória para um procedimento na vesícula.

Referência para atendimentos de média e alta complexidade, gestação de alto risco, pediatria e cirurgia geral na região Sul do estado, o Hospital Regional de Balsas celebrou, recentemente, quatro anos de funcionamento, com mais de 2,5 milhões de atendimentos realizados.

Durante visita à unidade, o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, participou das comemorações alusivas à data e anunciou para a unidade, o serviço de neurocirurgia, que será referência para 13 municípios da Região Sul do Maranhão.

“Voltarei à unidade no próximo mês para, em parceria com a prefeitura de Balsas, implantar um ambulatório de neurologia e o serviço de neurocirurgia. Dessa forma, não precisaremos mais encaminhar pacientes para Imperatriz, vamos resolver tudo aqui no Hospital Regional de Balsas”, afirmou o secretário Carlos Lula.

Anúncio recebido com alegria pelo prefeito da cidade de Balsas, Erick Costa. “Essa é mais uma conquista para a região. Só tenho a agradecer ao governador Flávio Dino e ao secretário Carlos Lula, pois tudo que prometeu que iria acontecer nesta unidade está acontecendo, assim como as parcerias feitas com a nossa prefeitura em benefício do município”, afirmou o prefeito Erick.

A gestora regional de Saúde de Balsas, Cátia Coelho, destacou a importância da unidade para a população. “Comemorar esse aniversário é muito simbólico, pois esta unidade salvou muitas vidas e continua salvando durante a pandemia”, disse.

Participaram ainda da visita ao hospital: o secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser; o secretário municipal de Saúde de Balsas, Raylson Félix; o secretário adjunto de Apoio Institucional da SES, Giltarlã Araújo; a diretora-executiva do Instituto Acqua, Paula Assis; além de prefeitos e vereadores dos municípios que fazem parte da Regional de Balsas.

Atendimentos

Desde que foi entregue, em 20 de setembro de 2017, a unidade já realizou 2.541.339 atendimentos. “Nestes quatro anos a unidade cresceu muito, apesar de ter idade de uma criança, já tem a estrutura e os serviços de um adulto, um adulto com resolutividade e que respeita as pessoas. Como nós costumamos dizer aqui na unidade, nossa missão é cuidar das pessoas e cuidar bem delas”, afirma o diretor geral do hospital, Eliabe Aguiar.

O Hospital Regional de Balsas possui 89 leitos e atende a população dos municípios de Alto Parnaíba, Feira Nova do Maranhão, Formosa da Serra Negra, Fortaleza dos Nogueiras, Loreto, Nova Colinas, Riachão, Sambaíba, São Félix de Balsas, São Pedro dos Crentes, São Raimundo das Mangabeiras, Tasso Fragoso e Balsas.

Centro de Hemodiálise

Neste ano, o Hospital Regional de Balsas, ganhou um Centro de Hemodiálise, que garante o tratamento de pacientes que sofrem com doença renal crônica e necessitam de assistência para realizar sessões de hemodiálise. O serviço, que descentralizou a oferta no estado, conta com 10 máquinas de diálise e capacidade para atender 60 pacientes. O hospital também oferece assistência em hemodiálise aos pacientes internados em leitos de UTI, entre eles os diagnosticados com a Covid-19.

>





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here