Semsa registra mais de 16 mil procedimentos realizados em mulheres nos primeiros 8 meses do ano

0


Entre os meses de janeiro e agosto de 2021, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) registrou a realização de mais de 16 mil procedimentos voltados às mulheres que procuraram a rede municipal de Saúde. Os principais serviços ofertados eram exames de mamografia e Preventivo do Câncer do Colo do Útero (PCCU) e pré-natal.

“Reorganizamos as ações de Atenção Básica e Especializada para garantir a ampliação do acesso de mulheres de todas as idades nos serviços prestados pela Saúde do município e, com isso, conseguimos aumentar o número usuárias atendidas”, disse a titular da Semsa, Karlene Lamberg.

Foram realizadas 409 mamografias, 3.852 PCCUs e 12.496 consultas e exames pré-natais que totaliza 16.757 atendimentos. Os serviços ofertados também incluem a oferta de exames para detecção de HIV, sífilis, hepatites B e C e ultrassonografias.

“Mesmo com as limitações de público em decorrência da pandemia, realizamos uma série de ações para ampliar o atendimento às mulheres, como as atividades promovidas junto às garis e ao público assistido pelo Centro de Referência de Assistência Social”, destacou a coordenadora de Saúde da Mulher, Maria Gecinilda Siqueira.

“Também levamos as ações e serviços em Saúde nas Comunidades Lontra, Abacate e Santo Antônio da Pedreira para a intensificação do exame de citologia oncótica e demais atividades com a equipe de multiprofissionais da Semsa”, completou Maria Gecinida Siqueira.

Para os próximos meses a Coordenadoria planeja aumentar ainda mais a oferta de serviços e, com isso, possibilitar que mais mulheres acessem a rede municipal de Saúde. Para isso, a coordenadoria promoverá uma série de ações e atividades voltadas a este público.

Fonte: Prefeitura Municipal de Macapá





Source link

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here