More
    InicioTECNOLOGIAPneumonia em razão da Covid-19 aumenta risco de demência, diz estudo

    Pneumonia em razão da Covid-19 aumenta risco de demência, diz estudo


    Estudo da Escola de Medicina da Universidade do Missouri revela que pacientes hospitalizados com pneumonia causada pela Covid-19 têm maior risco de desenvolverem demência em comparação a outros tipos de infecções pulmonares. A conclusão faz parte de uma análise que reuniu 1,4 bilhão de registros médicos do Cerner Real World Data, tendo como base as informações captadas de pacientes que foram internados por conta da inflamação nos pulmões em quadros que persistiram por mais de 24 horas. 

    Diferença mínima 

    Apesar da constatação, a diferença é pequena. Dos 10.403 pacientes com pneumonia associada a Covid, 312 (3%) apresentaram demência após a recuperação, contra 263 (2,5%) dos que tiveram outros tipos de inflamações pulmonares e acabaram desenvolvendo demência. 

    publicidade

    O estudo sugere que sejam feitos diagnósticos cognitivos que possam auxiliar na identificação de possíveis sinais precoces de demência. Imagem: Lightspring – Shutterstock

    De acordo com a pesquisa, o risco aumenta nos idosos que têm mais de 70 anos, afetando a memória e também outras funções cognitivas, como a capacidade de realizar tarefas cotidianas. 

    Leia mais:

    Análise dos déficits cognitivos

    O tempo médio entre a infecção e o diagnóstico da demência foi de 182 dias para os pacientes com Covid-19, o que necessita de uma triagem que também analise os possíveis déficits cognitivos. 

    “As descobertas sugerem a exigência da triagem de déficits cognitivos entre os sobreviventes do Covid-19”, disse o chefe da pesquisa Adnan I. Qureshi.  

    “Se houver evidência de comprometimento durante a triagem e se o paciente continuar a relatar sintomas cognitivos, pode ser necessário um encaminhamento para uma avaliação abrangente”, revelou o médico em nota. 

    Intitulado “New Onset Dementia Among Survivors of Pneumonia Associated with Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus 2 Infection”, o estudo foi publicado na revista Open Forum Infectious Diseases.

    Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!





    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img