More
    InicioSAÚDEGoma xantana: o que é, para que serve e como usar

    Goma xantana: o que é, para que serve e como usar


    A goma xantana é um aditivo alimentar rico em fibra solúvel, um tipo de fibra que forma um gel no estômago e aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a sensação de saciedade e ajudando, assim, na perda de peso.

    Além disso, a goma xantana ajuda a combater a prisão de ventre, pois ajuda a aumentar a presença de água no intestino, hidratando e amaciando as fezes, o que facilita a evacuação. Veja outros alimentos que também ajudam a combater a prisão de ventre.

    Obtida a partir da fermentação de alimentos, a goma xantana é muito usada pela indústria na fabricação de alimentos, cosméticos e remédios. Além disso, a goma xantana também é encontrada em lojas de produtos naturais e farmácias, podendo ser usada para aumentar a maciez de preparações, como molhos, sucos, sobremesas, pães e bolos, por exemplo.

    Por ser uma fibra solúvel que ajuda a diminuir a fome e melhorar a função intestinal, a goma xantana pode ser usada para:

    1. Combater a prisão de ventre

    A goma xantana combate a prisão de ventre, por ser rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que facilita a hidratação e maciez das fezes, facilitando as evacuações.

    No entanto, é importante lembrar que para ajudar no combate à prisão de ventre, deve-se beber bastante água, para hidratar a goma e facilitar a eliminação das fezes. Saiba a quantidade de água recomendada para cada pessoa.

    2. Ajudar na perda de peso

    Por ser rica em fibras, a goma xantana aumenta a absorção de água e forma um tipo de gel no estômago, prolongando o tempo de digestão dos alimentos e aumentando a saciedade, ajudando, assim, na perda de peso. Veja outras dicas para aumentar a saciedade.

    3. Diminuir o colesterol sanguíneo

    A goma xantana é rica em fibras que reduzem a absorção da gordura dos alimentos no intestino, ajudando a diminuir os níveis de colesterol do sangue e evitando, assim, o surgimento de doenças, como aterosclerose, infarto e derrame.

    4. Prevenir a diabetes

    A goma xantana diminui a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, ajudando a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo a resistência à insulina e a diabetes.

    Além disso, a goma xantana também ajuda a controlar os níveis de açúcar em pessoas que já possuem diabetes, prevenindo o risco de complicações da doença, como lesões nos rins, catarata e derrame, por exemplo. Conheça as principais complicações da diabetes.

    5. Facilita a ingestão de alimentos

    A goma xantana aumenta a viscosidade de líquidos, como sopas, molhos e sucos, facilitando a ingestão desses alimentos, sendo, por isso, recomendada para pessoas com doenças que podem causar dificuldades para engolir, como doença de Parkinson, derrame e esclerose múltipla.

    Como consumir

    A goma xantana é muito usada na indústria para a produção de cosméticos, remédios e alimentos, como biscoitos, sorvetes, bolos, molhos, alimentos sem glúten e sucos de fruta, por exemplo.

    Além disso, a goma xantana também pode ser usada para melhorar a maciez de sucos, molhos, pães e bolos, por exemplo. A quantidade geralmente recomendada de goma xantana é de até 15g (1 e 1/2 colher de sopa) por dia para adultos.

    Efeitos colaterais e contraindicações

    A goma xantana pode aumentar a frequência das evacuações, causar diarreia e dor no estômago em algumas pessoas. Já o consumo excessivo de goma xantana pode aumentar a produção de gases intestinais e causar o inchaço abdominal.

    Pessoas que usam medicamentos para controle da diabetes, devem conversar com o médico antes de usar a goma xantana, pois a goma pode alterar o efeito do medicamento.

    A goma xantana não é indicada para bebês, assim como não é  recomendada para pessoas com diarreia, incontinência fecal e pessoas com alergias alimentares graves, pois a goma xantana é produzida a partir de alimentos de origem vegetal, como soja, trigo, milho e laticínios.



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img