More
    InicioDFPrimeira cirurgia de artroplastia de quadril é realizada no Hospital Estadual de...

    Primeira cirurgia de artroplastia de quadril é realizada no Hospital Estadual de Formosa


    Hospital Estadual de Formosa (HEF) realiza procedimento inédito de alta complexidade que inclui inserção de prótese mecânica na região do quadril para alívio de dores. (Foto: SES-GO)

    O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, vem se consolidando em procedimentos cirúrgicos inéditos. Na última semana, a unidade realizou com sucesso a primeira artroplastia total de quadril em paciente admitido no hospital. A cirurgia ortopédica substitui as articulações naturais comprometidas por um modelo mecânico – prótese – que reproduz os movimentos biológicos com a mesma eficiência.

    O procedimento de alta complexidade realizado no centro cirúrgico da unidade é essencial no tratamento de fraturas de colo do fêmur. Além disso, o método também é usado em casos de coxartrose e osteonecrose da cabeça do osso. “A realização da primeira artroplastia total de quadril no HEF é extremamente representativa. Estamos trazendo um procedimento cirúrgico de alta complexidade que a unidade ainda não tinha e, certamente, o ganho para a qualidade de vida dos pacientes será enorme”, destacou Ana Brito, diretora da unidade.

    A artroplastia total de quadril contou com a participação de cinco profissionais, sendo dois ortopedistas, dois instrumentadores e um anestesista. O Dr. Luiz Manoel da Costa Neto, médico ortopedista com treinamento avançado em cirurgia do quadril, disse que se sente honrado em fazer parte deste marco na história do hospital. “Com a chegada da cirurgia de artroplastia, com certeza o HEF se torna referência em traumas ortopédicos”, ressalta.

    Atenção aos idosos

    O desgaste das cartilagens e articulações que unem ossos como fêmur e acetábulo geram dores intensas avançando para doenças como osteoartrite do quadril – mais conhecida como artrite. Com o tempo, o incômodo faz com que a pessoa diminua a mobilidade em tarefas cotidianas como subir escadas, cruzar as pernas ou sentar e, com isso, há a necessidade de intervenção cirúrgica.

    No Brasil, estima-se que cerca de 12 milhões de pessoas sofrem com dores em articulações do quadril e, provavelmente, tenham artrite. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 9,6% dos homens e 18% das mulheres com mais de 60 anos são atingidos por doenças reumáticas. Por isso, o diagnóstico precoce deste tipo de lesão é importante para a eficácia durante o tratamento.

    Outro médico ortopedista que participou da primeira cirurgia de artroplastia total de quadril no HEF, Dr. Thiago Urquiza S. Costa, alerta para os benefícios do procedimento quando realizado em população idosa. “Este procedimento alivia dores e permite a volta às atividades habituais”. Além disso, o médico acredita que as recentes melhorias na unidade, como a ampliação, trarão ainda mais novidades e novas possibilidades de atendimento para a cidade de Formosa.

    A equipe de ortopedia do HEF atende demanda espontânea 24 horas por dia, sete dias por semana. Já as cirurgias de alta complexidade são realizadas via Complexo Regulador do Estado de Goiás que encaminha os pacientes à unidade para consulta com o médico especialista. Em pouco tempo, a unidade se firmou como referência oferecendo atendimento humanizado e de qualidade para pacientes, familiares e acompanhantes que chegam ao HEF.

    Com a ampliação do equipamento de saúde e a capilarização de serviços de alta complexidade, a diretoria segue apostando na humanização e qualificação das equipes. “A população merece um atendimento humanizado, com serviços relevantes e, no que depender da qualidade das nossas equipes médicas, o HEF continuará sendo importante não só para a Macrorregião do Nordeste Goiano como para todo o estado de Goiás”, finaliza Felipe Uchôa, diretor técnico do HEF.



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img