More
    InicioTECNOLOGIAVeja imagens impressionantes do primeiro eclipse solar de 2022

    Veja imagens impressionantes do primeiro eclipse solar de 2022


    Um raro eclipse solar parcial aconteceu no sábado (30), para o deleite de espectadores presentes em algumas poucas regiões do planeta. O evento só pôde ser observado por quem estivesse no sul da América do Sul, onde foi mais intenso, abrangendo entre 40% e 54% do disco do Sol. Outros locais de onde o evento pôde ser visto foram algumas áreas da Antártica e na parte sul dos oceanos Pacífico e Atlântico.

    No entanto, transmissões ao vivo captadas por câmeras na Terra e satélites no espaço permitiram que muito mais pessoas ao redor do mundo testemunhassem a Lua bloqueando até 64% do Sol. O fenômeno aconteceu durante a Lua Negra, como é chamada a segunda lua nova em um único mês.

    publicidade

    Eclipse solar parcial proporciona imagens incríveis

    Um dos transmissores do primeiro eclipse solar de 2022 foi o canal do Observatório Nacional no YouTube. A entidade é vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em parceria com diversas instituições do país.

    Vale destacar as capturas feitas por C. Alex Young, heliofísico e diretor associado da divisão de ciência e heliofísica no Centro de Voo Espacial Goddard da NASA, que mostram o Sol imenso e lindo, aparentemente “abocanhado” pela sombra da Lua.

    O eclipse também foi captado do espaço pelo satélite GOES-16, que é responsável por mapear raios, tempestades severas e atividade solar para a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA).

    Segundo a NASA, pelo menos parte do eclipse foi visível no Chile, na Argentina, na maior parte do Uruguai, no oeste do Paraguai, no sudoeste da Bolívia, no sudeste do Peru e em alguns pontos do sudoeste do Brasil.

    Fotos do eclipse solar parcial do último sábado (30). À esquerda, uma captura feita por Juano Martinez, no Chile. À direita, outra imagem feita no Chile, pelo fotógrafo Daniel Correa. Reprodução Instagram.
    Imagem do eclipse solar parcial feita de Córdoba, na Argentina, por Nicolás Ramirez.
    Imagem registrada pelo fotógrafo Francisco Gamboa em Cajón del Maipo, um desfiladeiro localizado na porção sudeste andina da região metropolitana de Santiago, no Chile.

    Leia mais:

    Segundo a NASA, o próximo eclipse solar, também parcial, ocorrerá em 25 de outubro e será visível da Europa, do nordeste da África, do Oriente Médio e da Ásia Ocidental. Não haverá eclipses solares totais este ano.

    Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!





    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img