More
    InicioSAÚDEArroz vermelho: 6 benefícios para a saúde e como preparar

    Arroz vermelho: 6 benefícios para a saúde e como preparar


    O arroz vermelho tem origem na China e é conhecido pelo seu elevado teor de antocianina, um potente antioxidante que também está presente nas frutas e vegetais vermelhos ou roxos, e que é responsável pela cor vermelha do arroz.

    O arroz vermelho possui diversos benefícios para a saúde, como ajudar a diminuir o colesterol, melhorar a saúde intestinal e prevenir a anemia.

    Além disso, esse tipo de arroz é um grão integral com alto valor nutritivo, sendo rico em nutrientes como ferro e fibras. O arroz vermelho também é de fácil preparo e pode ser feito da mesma forma que o arroz branco.

    Os principais benefícios do arroz vermelho são:

    1. Ajuda a reduzir o colesterol

    O arroz vermelho passa por um processo de fermentação natural que produz uma substância chamada monacolina K, que é responsável pelo efeito que esse arroz tem de reduzir o colesterol ruim e aumentar o colesterol bom. Além disso, as fibras presentes nesse grão integral também ajudam a reduzir a absorção de gordura no intestino e a controlar melhor os níveis de colesterol, além de ser rico em antocianinas.

    2. Melhora a saúde do intestino

    Por ser rico em fibras, o arroz vermelho ajuda a aumentar o tamanho das fezes e a mobilizar o trato gastrointestinal, favorecendo a sua saída, sendo excelente para as pessoas que possuem prisão de ventre.

    3. Previne a anemia

    O arroz vermelho é rico em ferro, mineral essencial para o transporte adequado de oxigênio no sangue e para prevenir e combater anemias. Além disso, ele também possui vitamina B6, que atua na regulação do humor, do sono e do apetite.

    4. Previne doenças cardiovasculares e câncer

    Além de ajudar a reduzir o colesterol, o arroz vermelho também ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e câncer devido ao seu alto teor de antioxidantes, substâncias que protegem os vasos sanguíneos da formação de placas de ateroma e, consequentemente, protege o organismo de problemas como infarto e AVC.

    Além disso, ele também favorece uma adequada renovação celular, estimulando o sistema imunológico a combater células potencialmente cancerígenas.

    5. Favorece a perda de peso

    O arroz vermelho ajuda a emagrecer por ser rico em fibras, nutrientes que reduzem a fome e aumentam a sensação de saciedade por mais tempo.

    Além disso, as fibras ajudam a evitar picos de açúcar no sangue, o que reduz o acúmulo de gordura no organismo a produção de gordura.

    6. Pode ajudar a prevenir a diabetes

    Por ser rico em antocianinas, o arroz vermelho poderia ajudar a prevenir a diabetes. Esse antioxidante poderia ajudar a regular os níveis de açúcar no sangue, isso porque de acordo com alguns estudos atua diretamente em uma enzima que controla a glicemia.

    Além disso, apresenta índice glicêmico médio, ou seja, aumenta moderadamente os níveis de açúcar no sangue.

    Informação nutricional

    A tabela a seguir trás as composição nutricional para 100 g de arroz vermelho:

    Nutriente Quantidade em 100 g
    Energia 405 kcal
    Carboidrato 86,7 g
    Proteína 7 g
    Gordura 4,9 g
    Fibra 2,7 g
    Ferro 5,5 mg
    Zinco 3,3 mg
    Potássio 256 mg
    Sódio 6 mg

    É importante lembrar que os benefícios do arroz vermelho são obtidos especialmente quando associado a uma dieta equilibrada e à prática regular de atividade física.

    Como fazer arroz vermelho

    A receita básica de arroz vermelho é feita da seguinte forma:

    Ingredientes:

    • 1 xícara de arroz vermelho;
    • 1 colher de sopa de azeite;
    • 1/2 cebola picada;
    • 2 dentes de alho;
    • sal a gosto;
    • 2 ½ xícaras de água;

    Modo de Preparo:

    Colocar a água para ferver. Refogar o alho e cebola no azeite, e quando a cebola estiver com aspecto transparente, adicionar o arroz vermelho. Refogar um pouco mais, adicionar a água fervente, o sal e deixar cozinhar por 35 a 40 minutos em fogo baixo.

    Veja no vídeo a seguir outra receita com arroz que pode ajudar a regular os níveis de colesterol:



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img