More
    InicioDFDia Nacional da Ética desperta discussão sobre o tema

    Dia Nacional da Ética desperta discussão sobre o tema


    Nesta segunda-feira (2) é celebrado o Dia Nacional da Ética. A data marca a reivindicação pelo comportamento ético na sociedade e também na administração pública. Conforme cita o secretário-adjunto executivo de Saúde, José Ricardo Baitello, a ética é “um conjunto de padrões que buscam fundamentar o modo de viver e o pensamento humano”.

    “É, basicamente, o que posso e não posso fazer. E, na saúde, o nosso querer é a vida humana, a cura, o tratamento, o bem-estar. A saúde anda em passo igual com a ética”
    José Ricardo Baitello, secretário-adjunto Executivo de Saúde

    No âmbito da saúde, Baitello considera a ética um pilar fundamental. “É, basicamente, o que posso e não posso fazer. E, na saúde, o nosso querer é a vida humana, a cura, o tratamento, o bem-estar. A saúde anda em passo igual com a ética”, afirma.

    A Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) tem avançado no tema. Desde 2019, a pasta conta com o Comitê Interno de Governança e Compliance, criado pela Portaria nº 352 para assegurar o desenvolvimento e a apropriação das melhores práticas de governança. O comitê já se reuniu nove vezes de lá para cá, e o último encontro, ocorrido na semana passada, tratou de repactuação de prazos para compras e contratações e abordou política e riscos de integridade, entre outros temas.

    Iges-DF

    O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF) lançou, nesta segunda-feira (2), o Projeto Agentes de Integridade. A iniciativa tem como objetivo promover o engajamento dos colaboradores nas ações que incentivam a ética, disseminando a cultura de integridade, incentivando e orientando quanto à observância das normas internas, em especial, quanto ao Código de Ética e Conduta do Instituto.

    A data para o lançamento do projeto, realizado pela Coordenação de Compliance e Governança, foi escolhido em celebração ao Dia Nacional da Ética. A primeira reunião do projeto reuniu os representantes que devem integrar e atuar nesse movimento ético nas unidades geridas pelo Iges-DF.

    Segundo Eduardo Corrêa, coordenador de Compliance e Governança, os participantes atuarão como agentes. “Eles serão treinados pela Coordenação de Compliance para serem disseminadores da cultura de integridade nas unidades de saúde, tal como identificar as principais ações que precisamos fortalecer”, explicou.

    *Com informações da SES-DF e do Iges-DF

    The post Dia Nacional da Ética desperta discussão sobre o tema appeared first on Agência Brasília.

    Source link



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img