More
    InicioSAÚDEComo tirar manchas de limão da pele

    Como tirar manchas de limão da pele


    Quando se coloca limão na pele e pouco tempo depois se expõe a região ao sol, sem lavar, é muito possível que surjam manchas escuras. Essas manchas são conhecidas como fitofotomelanose ou fitofotodermatose, e acontecem devido à reação da vitamina C e do ácido cítrico com os raios UV do sol, que provocam uma ligeira inflamação da pele.

    Assim como acontece com o limão, essas manchas também podem surgir depois de entrar em contato com o suco de outras frutas cítricas, assim como outros alimentos que mancham, como a salsinha, o aipo ou a cenoura, por exemplo.

    O melhor sempre é evitar ficar com as manchas na pele, lavando o local adequadamente antes de se expor ao sol. Porém, quando as manchas já estão presentes, fazer o tratamento em casa durante os primeiros dias pode ser suficiente para evitar que as manchas se tornem permanentes. Para isso deve-se:

    1. Lavar a pele com água e sabão

    Este é o primeiro passo e serve para eliminar o suco que está na pele, evitando que continue irritando a pele. Deve-se usar água fria e evitar lavar o local com água quente, já que pode piorar a inflamação. É também importante lavar com sabão, fazendo movimentos suaves, para garantir que todos os vestígios do suco sejam retirados.

    2. Aplicar uma compressa gelada

    Colocar uma compressa gelada sobre a pele é uma boa forma de reduzir a inflamação em poucos minutos e atenuar a mancha. O ideal é utilizar uma compressa umedecida com água gelada, mas também se pode umedecer a compressa com chá gelado de camomila, por exemplo, que tem excelentes propriedades calmantes. Saiba como usar a camomila para clarear manchas. 

    3. Passar protetor solar na pele

    Além da compressa, é ainda importante passar protetor solar na pele para evitar que os raios UV continuem queimando o local e piorando a inflamação. O ideal é usar um fator de proteção alto (FPS) como 30 ou 50.

    Este passo, além de evitar a piora da mancha, também evita que surjam queimaduras mais graves no local.

    4. Passar uma pomada reparadora

    Pomadas que ajudam a reparar a pele, como a hipoglós ou bepantol, por exemplo, podem ajudar a acalmar a região que foi manchada pelo limão e permitir que a pele cicatrize, impedindo o surgimento de manchas mais definitivas. É recomendado aplicar a pomada por 2 ou 3 dias na região, apenas quando a pele não estiver mais inflamada, com sinais de vermelhidão e irritação, para não causar piorar da mancha.

    Estas pomadas podem ser passadas 2 a 3 vezes por dia.

    5. Evitar exposição solar em excesso

    A exposição solar da região que apresenta a mancha também deve ser um cuidado básico, já que os raios UV, mesmo sem o suco, podem continuar irritando a pele. Por isso, é aconselhado cobrir a pele quando é preciso sair para o sol, por pelo menos 1 mês.

    Quando ir ao médico

    Embora a mancha de limão possa, muitas vezes, ser cuidada em casa, também existem situações em que é necessário ir ao médico para iniciar um tratamento mais adequado. Alguns sinais que podem sugerir que é indicado ir ao médico são:

    • Surgimento de bolhas;
    • Vermelhidão que piora com o tempo;
    • Dor ou queimação muito intensa no local;
    • Mancha que demora mais de 1 mês para clarear.

    Nestas situações, além do tratamento caseiro indicado, o médico pode ainda receitar o uso de pomadas com corticoides ou, até, alguns tratamentos estéticos para clareamento da pele.

    O que fazer para manchas mais antigas

    As manchas provocadas pelo limão tendem a sair com o tempo, clareando em alguns meses. Porém, é possível realizar algumas técnicas que amenizam os efeitos das manchas na pele e aceleram o seu processo de clareamento. 

    Para eliminar completamente a mancha, o melhor é consultar um dermatologista para iniciar um tratamento mais específico, que pode incluir o uso de clareadores ou até luz pulsada, por exemplo. Veja quais os tratamentos mais usados para remover manchas da pele.

    Uma das principais formas de tratamento é o uso de cremes e loções com vitamina C, pois é um potente clareador da pele, que combate manchas causadas pelo sol e age na formação de melanina, que é a responsável pela pigmentação da pele. É possível encontrar a vitamina em farmácias, mas devem ser prescritos pelo dermatologista, para que seja orientado o melhor tratamento para cada tipo de pele. Veja mais benefícios da vitamina C. 

    Como evitar que o limão manche

    Para evitar que o limão queime ou manche a pele, deve-se lavar a pele com água e sabão, logo depois de usar o limão e ter o cuidado de não cortar ou espremer essa fruta quando estiver ao ar livre.



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img