More
    InicioSAÚDEO que fazer para recuperar o cabelo quebrado

    O que fazer para recuperar o cabelo quebrado


    O cabelo pode quebrar em qualquer parte do seu comprimento, desde a raiz até as pontas e pode ocorrer devido à exposição às radiações solares, a poluição, o uso de secador e chapinha e a aplicação de químicas, que podem prejudicar a integridade do fio, deixando-os mais quebradiços e menos saudáveis.

    Para recuperar o cabelo quebrado e manter a elasticidade e nutrição dos fios é recomendado seguir alguns cuidados diários, como aplicar um sérum após lavar o cabelo e manter os fios hidratados com máscaras que tenham queratina e vitamina A e E em sua composição, por exemplo, além de algumas estratégias que podem evitar que o cabelo quebre com mais facilidade, como utilizar o pente e escova adequados para cada tipo de cabelo e evitar mantê- lo preso por muito tempo ao longo do dia.

    O tratamento para o cabelo quebradiço deve ser indicado pelo dermatologista, que irá investigar as causas e orientar qual o tratamento mais adequado para cada situação.

    Por que o cabelo quebra?

    O cabelo pode quebrar quando está muito fragilizado, poroso e sem a hidratação necessária para manter a integridade do fio. Isso pode ocorrer por diversos fatores, dentre eles:

    • Uso de química em excesso, como tinturas e alisamentos com a presença de formol;
    • Uso de chapinhas e secadores sem a técnica adequada e sem proteção térmica para os fios;
    • Fatores emocionais, como estresse, por exemplo;
    • Alterações hormonais;
    • Alimentação pouco saudável, pobre em vitaminas e proteínas, que fortalecem a estrutura do fio e evitam a quebra e a queda do cabelo. Conheça os melhores alimentos para fortalecer o cabelo.

    Normalmente, o cabelo quebrado fica totalmente recuperado em, aproximadamente, 2 anos, mas com o devido tratamento é possível disfarçar estes fios danificados em cerca de 1 ou 2 meses. Os tratamentos de cauterização e botox capilar são excelentes opções porque hidratam profundamente o cabelo tendo efeito imediato e prolongado.

    Porém, se o cabelo permanecer com uma aparência quebrada por semanas ou meses, mesmo com todo cuidado para manter o cabelo saudável e hidratado, é fundamental recorrer ao médico para investigar as possíveis causas e o melhor tratamento para cada tipo de cabelo. 

    Dicas para recuperar o cabelo quebradiço

    Para recuperar o cabelo que está quebrado e fragilizado, é recomendado seguir alguns cuidados que ajudam a reconstruir o fio e a evitar que eles quebrem com mais facilidade. Algumas dicas são:

    1. Hidratar o cabelo 

    A hidratação do cabelo com produtos de boa qualidade ou utilizando ingredientes naturais ajuda a reconstruir o fio e melhorar a estrutura do cabelo, além de selar a cutícula e preservar as moléculas de água e proteína em seu interior, fazendo com que os fios fiquem maleáveis e com brilho. Confira como preparar 10 máscaras caseiras para hidratação.

    2. Evitar o uso de química em excesso

    As tinturas e produtos para alisamento capilar, com presença de formol, quando usados sem a técnica adequada e em intervalos menores que 3 meses, pode danificar a estrutura do fio, deixando- o mais poroso e sem elasticidade, fazendo com que o cabelo quebre com mais facilidade.

    3. Utilizar um protetor térmico

    O calor pode alterar a estrutura do cabelo, por isso é fundamental proteger o fio com o protetor térmico antes de utilizar a chapinha ou o secador. Caso seja necessário o uso do secador, é recomendado posicioná- lo no mínimo a 10 centímetros dos fios, para não danificar o fio e causar queimadura no couro cabeludo.

    4. Utilizar produtos com queratina e aminoácidos

    Além de fazerem parte da estrutura do cabelo, os produtos que apresentam queratina e aminoácidos, em sua composição, ajudam a reestruturar o fio e aumentar a sua elasticidade.

    5. Tratamentos capilares 

    Os tratamentos como cauterização, selagem ou botox capilar selam a cutícula e  aumentam a capacidade do fio em armazenar água em seu interior, deixando o cabelo mais maleável e saudável. Saiba como fazer selagem capilar.

    6. Evitar o uso de água quente no cabelo

    Além de desidratar o fio, o calor em excesso estimula a produção de sebo pelo couro cabeludo e pode provocar descamação na raiz do cabelo.

    7. Massagear o couro cabeludo e aplicar óleos essenciais 

    A estimulação do couro cabeludo com movimentos circulares com as pontas dos dedos, utilizando óleo essenciais, como óleo de prímula e óleo de alecrim, por exemplo, aumentam a circulação sanguínea no couro cabeludo e estimula o crescimento do cabelo de forma saudável e rápida. Conheça outras formas de fortalecer e estimular o crescimento do cabelo.

    8. Lavar o cabelo de forma correta

    Utilizar o shampoo e condicionador, retirando todo o excesso do produto, além de secar o cabelo evitando  esfregar o couro cabeludo, podem evitar que o cabelo quebre desde a raiz e que haja o aumento da produção de caspa no couro cabeludo, o que impede que o cabelo cresça de forma saudável. Veja como lavar o cabelo corretamente.

    Confira no vídeo a seguir outras dicas para o cabelo crescer mais rápido e saudável:



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img