More
    InicioTECNOLOGIAJá prestou suas contas com o Leão? Descubra como surgiu o símbolo

    Já prestou suas contas com o Leão? Descubra como surgiu o símbolo


    Graças ao sucesso de uma campanha publicitária criada pela então agência DPZ e sob inspiração do publicitário José Zaragoza, o Leão entrou no imaginário da população brasileira como o símbolo do Imposto de Renda da Receita Federal. A ideia era transmitir a mensagem de que o animal, apesar de ser o rei da selva, não ataca sem avisar, além de ser justo, leal e pode até ser domado, mas não é bobo. As peças em TV começaram a entrar no ar em 1980 e sempre tinham a presença do animal e mensagens com trocadilhos sobre a importância da Declaração do Imposto de Renda e o comportamento do felino, mesmo diante dos humanos.  

    Sucesso absoluto 

    Apesar de ter enfrentado algumas resistências antes de ir ao ar em rede nacional na TV e no Rádio e também em anúncios nos jornais e revistas da época, a campanha logo conquistou os brasileiros e o Leão entrou de vez no vocabulário nacional.  

    publicidade

    No primeiro filme veiculado na TV, de 41 segundos, aparece um domador de terno e gravata e um narrador anunciando: “Um dia você vai ter que enfrentar o imposto de renda, mas não precisa ter medo, ninguém quer te arrancar um pedaço”.

    Na sequência, o domador usa sua técnica de domínio e vai acalmando o animal, enquanto o narrador explica o que tem que ser feito em relação aos documentos. No fim, diz: “Faça a sua declaração com toda calma. Você vai ver que o leão é manso e conhece o seu lugar”, com uma imagem do domador abraçado com o Leão e os rostos colados. 

    Reprodução Youtube / Receita Federal

    Leia mais:

    Leão dentro de casa 

    Havia ainda peças publicitárias que mostravam o Leão dentro do dia a dia de uma família típica da época, sempre com as mensagens informativas sobre a importância dos contribuintes preencherem a declaração do Imposto de Renda. 

    Mesmo com o passar dos anos, a figura do rei da selva ficou e até hoje é reconhecida como o símbolo do Imposto de Renda. Até mesmo alguns dicionários descrevem o Leão como o órgão encarregado de recolher o Imposto de Renda. 

    Leãozinho no chatbot 

    As campanhas com a imagem do Leão duraram dez anos e foram 30 vídeos publicitários e inúmeros anúncios. Atualmente, a única referência ao animal é feita na página da malha fina da Receita Federal. Nela, o chatbot de atendimento é um leãozinho simpático chamado Léo.

    chatbot receita federal
    Esse leãozinho simpático e dócil é o chatbot do setor online da malha fina da Receita Federal. Imagem: Divulgação / Receita Federal

     E é justamente na malha fina o setor onde o contribuinte pode arcar com uma multa de 75% do imposto devido por vários problemas, como inconsistência nos dados ou indícios de sonegação fiscal. Apesar do Leão ser manso, leal e justo, ele mantém sua força e morde após avisos prévios. 

    Então para ficar em paz com o rei da selva, seja atencioso no preenchimento dos dados, faça tudo com calma e não perca o prazo da entrega da declaração, que termina no dia 31 de maio.   

    Via: G1, Serasa e InfoMoney

    Já assistiu aos novos vídeos no YouTube do Olhar Digital? Inscreva-se no canal!





    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img