More
    InicioDFUBS 1 do Lago Norte leva atendimento até área rural

    UBS 1 do Lago Norte leva atendimento até área rural


    A partir de agora, todas as terças-feiras, das 14h às 17h, uma equipe da Unidade Básica de Saúde do Lago Norte (UBS 1) formada por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e agentes comunitários vai se deslocar até o Centro Comunitário Ítalo Segundo – Córrego do Palha. O objetivo é realizar alguns atendimentos que não demandem procedimentos, como troca de receitas, prescrição de medicamentos, solicitação de exames, vacinação volante, orientações de saúde, vigilância epidemiológica, acompanhamento pré-natal e de recém-nascido.

    Na tarde da última terça-feira (3), a Administração Regional do Lago Norte, em conjunto com a Associação dos Produtores Rurais do Vale do Palha (Aspalha) e a UBS 1, atenderam a uma reinvindicação antiga da população local e deram início aos atendimentos primários de saúde na região.

    De acordo com o presidente da Aspalha, André Félix, cerca de 3 mil moradores das áreas rurais do Jerivá e do Vale do Palha serão beneficiados com essa medida. “É uma demanda bastante antiga que agora está se concretizando. Daqui o morador já sai com o encaminhamento para o lugar certo, se for necessário, para ser melhor atendido”, comemora.

    Administração Regional do Lago Norte, Aspalha e UBS 1 iniciaram atendimentos primários de saúde no Centro Comunitário Ítalo Segundo – Córrego do Palha | Foto: Administração Regional do Lago Norte

    A gerente da UBS do Lago Norte, Cristiane Vieira, explica que a iniciativa surgiu para atender ao pedido do administrador regional do Lago Norte, Anderson Tolêdo, da população e dos profissionais de saúde, que por vezes fizeram atendimentos na região e viram a dificuldade de locomoção dessas pessoas até a unidade localizada na península. “Nós entendemos que esse atendimento aqui no Centro Comunitário fica mais prático para os usuários virem buscar atendimento e também encurtar a distância entre a UBS e os usuários. O que não conseguirmos fazer aqui por falta de estrutura, que ainda não é igual a da UBS. Vamos estreitar o laço com o usuário e remarcar para a UBS. O que a gente puder atender aqui, a gente já atende”, explica.

    Tolêdo acredita que a ação vai trazer uma série de benefícios tanto para os moradores quanto para os profissionais de saúde que atendem a região. “Como profissional da saúde, era um sonho antigo trazer melhorias nessa área para as comunidades rurais do Lago Norte. Demos início nesse formato e com a adesão da população, o projeto pode crescer e oferecer mais atendimentos”, comenta o administrador.

    *Com informações da Administração Regional do Lago Norte

    The post UBS 1 do Lago Norte leva atendimento até área rural appeared first on Agência Brasília.

    Source link



    Source link

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    NOTÍCIAS EM DIA

    spot_img